Os candidatos aprovados na primeira etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) poderão conferir os locais das provas discursivas a partir das 16h de segunda-feira, 1º de dezembro, no horário de Brasília. A informação estará disponível no cartão de confirmação de inscrição, acessível na página da Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca examinadora do certame, mediante CPF e senha da plataforma Gov.br.
A prova discursiva será realizada em 7 de dezembro, em 228 cidades de todas as regiões do país, assim como ocorreu na primeira etapa, realizada em 5 de outubro. O cartão individual trará o número de inscrição, data, hora, local de prova e informações sobre atendimento especializado ou uso de nome social, se for o caso. Embora não seja obrigatório, MGI e FGV recomendam levar o cartão impresso no dia da prova.
Para cargos de nível superior, a prova terá duas questões, valendo 22,5 pontos cada, totalizando 45 pontos. Para nível intermediário, a avaliação consistirá em uma redação dissertativo-argumentativa de até 30 linhas, com valor total de 30 pontos. A avaliação considera conhecimentos específicos (50% da nota para nível superior) e domínio da língua portuguesa (50% para nível superior e 100% para nível intermediário). Os textos devem ser escritos à mão, com caneta azul ou preta, sendo corrigido apenas o conteúdo transcrito na folha definitiva.
Os horários das provas variam conforme o nível: para cargos de nível superior, das 13h às 16h; para cargos de nível intermediário, das 13h às 15h. Os portões serão fechados às 12h30, meia hora antes do início das discursivas.






