Cerca de 200 motoristas da Força Ambiental — empresa terceirizada que opera parte da frota de caminhões de limpeza da Comlurb — entraram em greve na manhã desta segunda-feira (1º). Segundo o sindicato da categoria, os condutores que pararam atuam no Centro e nas zonas Sul e Sudoeste. A mobilização começou na garagem localizada na Estrada do Engenho D’Água, em Jacarepaguá.
Os trabalhadores reivindicam o pagamento do adicional de insalubridade, horas extras atrasadas e um reajuste no valor da cesta básica, que passaria de R$ 211 para R$ 260.
A Comlurb informou que a empresa terceirizada responsável pela coleta na região está em negociação com os motoristas e o sindicato. A companhia destacou ainda que o grupo atua apenas na Zona Sudoeste e que um plano de contingência foi implantado para evitar prejuízos nos roteiros de coleta do bairro.
Em setembro, motoristas terceirizados da empresa Grillo também chegaram a cruzar os braços, mas o movimento foi suspenso após acordo firmado com a categoria.






