A Polícia Civil prendeu, nesta sexta-feira (5), três suspeitos de integrar um esquema de extorsão que intimidava comerciantes em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos. Entre eles está Cláudio da Silva Bastos, policial civil e ex-secretário de Governo de Arraial do Cabo, apontado como líder do grupo. Segundo as investigações, a quadrilha se passava por agentes da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados para cobrar “taxas” ilegais.
A operação ocorreu após monitoramento do veículo utilizado pelo trio, que circulava com armas e identificações falsas. De acordo com a Polícia Civil, o grupo atuava em diversos bairros, coagindo empresários e dando aparência de legalidade às abordagens. Durante a ação na Estrada do Guriri, em Cabo Frio, houve troca de tiros. Um dos suspeitos tentou tomar a arma de um policial, foi baleado e encaminhado para atendimento médico.
No carro usado pelo bando, os agentes apreenderam duas pistolas, uma réplica de fuzil, munições, R$ 2 mil em espécie, seis celulares, documentos falsos e um caderno com registros da cobrança ilegal. Todo o material será periciado para ajudar na identificação de outros envolvidos. A investigação aponta que o grupo atuava de forma estruturada e movimentava valores não declarados.
Os três foram autuados por extorsão, associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo, concussão e tentativa de homicídio contra agentes de segurança. Pelo menos três vítimas já reconheceram os suspeitos, e novas identificações devem ocorrer nos próximos dias. A Corregedoria-Geral da Polícia Civil instaurou processo administrativo para apurar a conduta do agente preso.






