A Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas volta a brilhar neste sábado após cinco anos apagada. Com 60 metros de altura e mais de 20 quilômetros de LEDs, o símbolo natalino terá inauguração com fogos e apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica. A estimativa da Prefeitura é de que cerca de 100 mil pessoas acompanhem o evento.
Para receber o público, o município organizou uma operação especial envolvendo trânsito, ordem pública e monitoramento. O estacionamento está proibido até 10 de janeiro em toda a Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros. Sem interdições previstas, a recomendação é evitar carro e priorizar o transporte público, com destaque para a estação General Osório/Ipanema como melhor acesso.
Na segurança e ordenamento, a Seop atuará com 100 agentes e 20 viaturas, focando em coibir estacionamento irregular e ambulantes sem autorização. A Guarda Municipal reforçará o entorno com 105 agentes a partir das 14h, atuando no patrulhamento e apoio ao tráfego durante a inauguração da árvore.
A Comlurb montou um esquema de limpeza dividido em três etapas. Serão 70 garis na pré-limpeza, 120 após o acendimento e mais 40 na madrugada. A operação contará com varredeiras, caminhões, motobomba, barcos para a limpeza da Lagoa e 200 contêineres espalhados para descarte adequado de resíduos.
O monitoramento ficará a cargo do COR-Rio, que utilizará cerca de 190 câmeras distribuídas na orla e acessos da Lagoa. Cinquenta operadores estarão de plantão diante do videowall de 104 metros quadrados acompanhando o fluxo de pessoas. Haverá integração entre órgãos municipais e uso de drone para ampliar a cobertura em áreas sem câmeras.






