Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Inea suspende operações da Refit por fraudes em licenças e risco ambiental no Rio
Estado
Inea suspende operações da Refit por fraudes em licenças e risco ambiental no Rio
Lula pede um minuto de silêncio em homenagem a vítimas de terremoto na Venezuela e envia comitiva de apoio ao país
Brasil
Lula pede um minuto de silêncio em homenagem a vítimas de terremoto na Venezuela e envia comitiva de apoio ao país
Tiroteio termina com três homens mortos no Recreio dos Bandeirantes
Rio de Janeiro
Tiroteio termina com três homens mortos no Recreio dos Bandeirantes
Cemitério Ricardo de Albuquerque recebe cerimônia pelo Dia Internacional de Luta contra a Tortura
Rio de Janeiro
Cemitério Ricardo de Albuquerque recebe cerimônia pelo Dia Internacional de Luta contra a Tortura
Venezuela entra no 3º dia de buscas por desaparecidos após terremoto devastador
Mundo
Venezuela entra no 3º dia de buscas por desaparecidos após terremoto devastador
Governo do Rio inaugura Centro de Radioterapia no Instituto Estadual do Cérebr
Rio de Janeiro
Governo do Rio inaugura Centro de Radioterapia no Instituto Estadual do Cérebr
Metrô do Rio terá reforço especial no funcionamento durante jogo da Seleção
Rio de Janeiro
Metrô do Rio terá reforço especial no funcionamento durante jogo da Seleção
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Rio tem 73 mil motoristas profissionais com exame toxicológico vencido

Multas começam em 29 de dezembro e nova lei torna teste obrigatório já na primeira habilitação.

Siga-nos no

Reprodução

O Rio de Janeiro aparece entre os estados com maior número de motoristas profissionais circulando com o exame toxicológico vencido. Segundo a Senatran, mais de 73 mil condutores estão irregulares, ocupando o quarto lugar no país. A partir de 29 de dezembro, multas automáticas previstas no Código de Trânsito podem começar a ser aplicadas, com valor de R$ 1.467,35 e acréscimo de 7 pontos na CNH.

O alerta surge em um momento de mudança nacional importante. O Congresso derrubou o Veto 17/2025 e retomou a obrigatoriedade do exame toxicológico para candidatos às categorias A e B na primeira habilitação. O teste, que identifica o uso recorrente de drogas nos 90 dias anteriores, volta a integrar o processo para quem pretende tirar a CNH de moto ou carro pela primeira vez.

Enquanto isso, motoristas das categorias C, D e E seguem obrigados a realizar o exame na adição, renovação ou mudança de categoria, além da testagem periódica a cada dois anos e meio. Em todo o país, mais de 1,1 milhão de profissionais do volante estão com o exame vencido, segundo a Senatran. O órgão calcula que ao menos 10% dos condutores evitam o teste por uso regular de substâncias psicoativas.

O Detran-RJ já começou a enviar notificações para quem utiliza a CNH digital, informando o vencimento e a necessidade de realização do exame. A medida segue a Resolução Contran nº 1.009/2024 e reforça que cabe ao órgão emissor da CNH aplicar as penalidades previstas. No Rio de Janeiro, o aviso busca acelerar a regularização antes do início das autuações automáticas.

Para especialistas, a exigência ajuda a prevenir acidentes graves. Segundo o médico toxicologista Alvaro Pulchinelli, a combinação de longas jornadas com uso de drogas potencializa riscos e compromete a segurança viária. Ele afirma que o exame toxicológico traz resultados consistentes e reduz ocorrências nas estradas, destacando a importância da regularização para que motoristas sigam trabalhando com segurança.