A Serasa identificou que mais de 6 milhões de consumidores no Estado do Rio têm dívidas que nunca foram consultadas. No país, o número ultrapassa 62,2 milhões de pessoas. O dado preocupa porque muitas dessas ofertas têm descontos altos e condições facilitadas.
O alerta ocorre na reta final do Feirão Limpa Nome, que segue até 19 de dezembro. Com a chegada do 13º salário, especialistas apontam que este é um momento estratégico para renegociar débitos. A Serasa reforça que muitos consumidores possuem propostas vantajosas que nunca abriram.
Segundo a plataforma, houve aumento de 9% no número de devedores que desconhecem suas pendências. Para a Serasa, isso revela um problema silencioso de falta de acompanhamento financeiro. Muitas dívidas podem ser quitadas por valores bem menores que os originais.
No Brasil, existem 306 milhões de ofertas não consultadas. Entre elas, 6 milhões chegam ao desconto máximo de 99%. Outras 87 milhões de propostas são referentes a dívidas de até R$ 100, o que indica a possibilidade de regularização rápida com baixo custo.
No Rio, são 31 milhões de ofertas não acessadas, sendo 686 mil com 99% de desconto. Há ainda 10 milhões de propostas de dívidas de até R$ 100. A consulta é gratuita e pode ser feita pelo site da Serasa, aplicativo, WhatsApp ou presencialmente nos Correios.






