Em 2025, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lança a campanha Dezembro Laranja com o tema “Proteger a Pele é Proteger a Saúde”, reforçando a importância da prevenção, do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer de pele. A mensagem central da campanha de 2025 convida as pessoas a se enxergarem como únicas e especiais, chamando a atenção para o autocuidado para preservar a própria vida. O Conceito Principal é: “Prevenção começa no espelho e pode continuar no abraço”. A prevenção começa com o olhar, o seu e o de quem está por perto.
Como ponto alto da campanha, a SBD realizará o Dia do Atendimento Preventivo Gratuito: 13 de dezembro, das 9h às 15h.
ATENDIMENTO GRATUITO À POPULAÇÃO SERÁ EM NOVE POSTOS NO RIO
No Rio, dermatologistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBDRJ) vão atender à população em nove pontos espalhados na cidade. O objetivo é identificar casos suspeitos de câncer de pele e encaminhá-los para tratamento. O coordenador da campanha no Rio é o dermatologista Flávio Luz, que destaca os cuidados que todos devem ter para evitar o câncer da pele.
“Uma das causas do câncer de pele é o acúmulo de radiação solar que a pessoa recebe ao longo da vida, portanto, é preciso começar desde a infância com as medidas de fotoproteção, que incluem evitar se expor ao sol entre 10h e 16h (período mais crítico de incidência de raios UV – ultravioleta), reaplicar o filtro solar a cada 2 a 3 horas e utilizar chapéus, bonés, óculos escuros, barraca e roupas que cubram a maior parte possível da pele e, para as atividades molhadas, preferencialmente com proteção UV”, explicou.
O sol é nosso aliado, mas o cuidado com a pele deve ocorrer o ano todo
“Vivemos em um país tropical em que a cultura da praia está muito presente entre nós. O sol brilha o ano inteiro e temos que ter ele como nosso amigo e aliado e não como um mal associado ao câncer de pele. É possível pegar sol sem pôr a pele em risco. A proteção da pele – com as medidas apontadas pelo Flávio”, precisa ser diariamente e não apenas quando se vai à praia, ao parque ou no horário de lazer – orienta a presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBDRJ), Regina Schechtman.
Confira os locais:
1. Hospital Federal dos Servidores do Estado – Rua Sacadura Cabral, 178, na Gamboa
2.Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, sala 114, Ilha do Fundão
3. Hospital Universitário Pedro Ernesto – Rua Felipe Camarão, 58, Vila Isabel
4. Policlínica Geral do Rio de Janeiro – Avenida Nilo Peçanha, 38/sobreloja, Centro
5. Hospital Federal de Bonsucesso – Avenida Londres, 616, Bonsucesso
6. Clínica da Família Santa Marta – Rua São Clemente, 312, Botafogo
7. Hospital Universitário Gafrée e Guinle – Rua Mariz e Barros, 775, Tijuca
8. Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay, na Santa Casa de Misericórdia – Rua Santa Luzia, 206
9. Hospital Central Aristarcho Pessoa (CBMERJ) – Av. Paulo de Frontin, 876, Rio Comprido






