Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial serão realizados apenas em meados de fevereiro, mas já a partir do dia 20 de janeiro, turistas e cariocas poderão entrar no clima da folia. Nesta data, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) levará pela primeira vez para as areias de Copacabana a experiência da Sapucaí, através de uma “fan fest” que permanecerá até o Sábado das Campeãs, em 21 de fevereiro. Logo na abertura haverá a apresentação de uma grande bateria, com a participação de mais de 1.200 ritmistas. A programação é gratuita.
A apresentação da super bateria, com integrante das diversas escolas de samba, será regida pelos mais antigos e antológicos mestres de bateria do carnaval carioca, como Mestre Ciça, que será enredo da Viradouro no desfile de 2026, além de Mestre Casagrande, da Unidos da Tijuca, que em seu enredo homenageia e escritora Carolina Maria de Jesus. Tudo será acompanhado a registrado por uma equipe do Guinness World Records. A intenção dos organizadores do evento é inscrever o feito no livro dos recordes, como a “maior bateria de escola de samba do mundo”.
Num palco montado no Posto 3, na altura da Rua República do Peru, haverá shows de sexta-feira a domingo. Os horários ainda não foram definidos, assim como o elenco de artistas. Mas já se sabe que as apresentações serão sempre em dupla, trazendo um nome consagrado e um convidado.
Elas contarão também sempre com a participação de ritmistas e passistas de uma escola de samba do Grupo Especial, em cada dia. Durante a “fan fest” estão programadas ainda vivências carnavalescas, como oficinas de bateria e samba no pé para os interessados.
Segundo a Liga, a ideia é ativar o carnaval 2026 e mostrar a festa para turistas e cariocas que ainda não estejam familiarizadas com ela, além dos que curtem a folia. Nos dias de desfile, as apresentações na Sapucaí serão transmitidas em tempo real em telões instalados no local. O lançamento oficial da Fan Fest para patrocinadores e imprensa será na segunda-feira, 15, no Clube Marimbás,






