Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
MEC estabelece regras para uso de inteligência artificial nas escolas e universidades
Brasil
MEC estabelece regras para uso de inteligência artificial nas escolas e universidades
Douglas Ruas promete facilitar abertura de empresas no Rio
Estado
Douglas Ruas promete facilitar abertura de empresas no Rio
PF vai refazer relatórios sobre ministros do STF citados no caso Master
Brasil
PF vai refazer relatórios sobre ministros do STF citados no caso Master
Caixa libera pagamento de prêmios de loterias por Pix
Brasil
Caixa libera pagamento de prêmios de loterias por Pix
Agendamento para tirar identidade no Detran-RJ passa a ser feito somente pela internet
Estado
Agendamento para tirar identidade no Detran-RJ passa a ser feito somente pela internet
Brasileiros ainda têm R$ 6 bilhões esquecidos em bancos; saiba como consultar
Brasil
Brasileiros ainda têm R$ 6 bilhões esquecidos em bancos; saiba como consultar
Árvore da Lagoa será inaugurada no dia 28 de novembro e celebra 30 anos de tradição
Rio de Janeiro
Árvore da Lagoa será inaugurada no dia 28 de novembro e celebra 30 anos de tradição
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Governo confirma salário mínimo será de R$ 1.621 em 2026

Valor incorpora inflação e aumento real limitado pelo arcabouço fiscal.

Siga-nos no

O Ministério do Planejamento confirmou nesta quarta-feira (10/12) que o salário mínimo será de R$ 1.621 a partir de janeiro de 2026 — um aumento de R$ 103 em relação aos atuais R$ 1.518. O reajuste representa 6,79% e segue a regra atual, que combina a inflação medida pelo INPC com o crescimento do PIB de dois anos antes. Como o novo arcabouço fiscal limita o aumento real a 2,5%, esse será o percentual aplicado sobre a alta do PIB de 2024.

O salário mínimo serve de referência para 59,9 milhões de brasileiros, segundo o Dieese, e impacta diretamente aposentadorias, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o seguro-desemprego e o abono salarial — todos vinculados ao piso nacional. Isso significa que, quanto maior o reajuste, maior também o gasto obrigatório do governo. Pelas contas da equipe econômica, cada R$ 1 de aumento gera despesa extra de R$ 420 milhões. Assim, a alta de R$ 103 representará aproximadamente R$ 43,2 bilhões adicionais em 2026.

Especialistas apontam que o aumento do salário mínimo melhora o poder de compra dos trabalhadores e aquece a economia, mas reduz a margem do governo para despesas livres. Por outro lado, o Dieese estima que o salário mínimo necessário para sustentar uma família de quatro pessoas deveria ser de R$ 7.067 em novembro — 4,6 vezes o piso atual — considerando gastos essenciais como alimentação, saúde, moradia e educação.