Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Serra de Paracambi é reaberta após obras de recuperação do Governo do Estado
Baixada Fluminense
Serra de Paracambi é reaberta após obras de recuperação do Governo do Estado
Rodoviária Novo Rio adota pulseiras de identificação para crianças no período de festas
Região Metropolitana
Rodoviária Novo Rio adota pulseiras de identificação para crianças no período de festas
Natal Brasilidade anima Maricá com atrações gratuitas durante a semana de Natal
Maricá
Natal Brasilidade anima Maricá com atrações gratuitas durante a semana de Natal
Prefeitura de São Gonçalo define funcionamento dos serviços durante Natal e Ano Novo
São Gonçalo
Prefeitura de São Gonçalo define funcionamento dos serviços durante Natal e Ano Novo
PRF inicia ‘Operação Natal’ nas rodovias federais do estado do Rio
Estado
PRF inicia ‘Operação Natal’ nas rodovias federais do estado do Rio
Nova Iguaçu adota Sistema Nacional Unificado de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Nova Iguaçu
Nova Iguaçu adota Sistema Nacional Unificado de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Ministério confirma aumento de 1,5 milhão no volume de passageiros no Santos Dumont em 2026
Destaque
Ministério confirma aumento de 1,5 milhão no volume de passageiros no Santos Dumont em 2026

Comércio do Rio espera aumento de 5% nas vendas no Natal

Os dados são de pesquisa do Sindilojas/CDL que ouviu 250 lojistas para conhecer a expectativa para o Natal.

Siga-nos no

reprodução

O Natal, principal data comemorativa para o varejo que responde por cerca de um terço do faturamento anual do setor, já movimenta o comércio do Rio, que estima um aumento de 5% nas vendas do período. É o que mostra a pesquisa do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio), que ouviu 250 lojistas para conhecer a expectativa para o Natal.

Segundo a pesquisa, para conquistar os consumidores, os comerciantes já estão realizando diversas ações que vão de descontos e facilidades de pagamento à oferta de kits promocionais, passando ainda pela decoração de vitrines e mudanças nos ambientes das lojas, estoque variado com novas mercadorias e o uso de inteligência artificial (IA) para definir estratégias que possam chamar a atenção do público, entre outras iniciativas.

Para 85% dos entrevistados, os presentes mais vendidos deverão ser roupas, calçados, brinquedos, bolsas e acessórios, celulares, perfumes e artigos de beleza e bijuterias. O levantamento também apontou que 65% dos lojistas ouvidos estimam que o preço médio dos presentes por pessoa deverá ficar entre R$ 170 e R$ 240,00, enquanto o cartão de crédito deverá ser a forma de pagamento mais utilizada, seguido por cartão de débito, Pix e dinheiro.

Já para 60% dos lojistas que participaram da pesquisa, boa parte das vendas se concentrará nos dias que antecedem o Natal, impulsionadas pelo pagamento da segunda parcela do 13º salário, e reforçando o hábito de muitos consumidores de deixarem as compras dos presentes para o período próximo ao 24 de dezembro.

De acordo com Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio e do SindilojasRio, a estimativa de vendas de 5% para o Natal é reflexo do clima que a data inspira. “É um número animador porque, apesar da inflação, juros elevados e alto endividamento das famílias, a dinâmica do mercado de trabalho, o aumento da renda e a sazonalidade da demanda criam um cenário de otimismo”.

“O setor enfrentou dificuldades no primeiro semestre, com inflação acima da meta, dólar crescente, alta dos juros e incertezas políticas que influenciaram o desempenho da economia e, consequentemente, do consumo, afetando o comércio. No início de novembro, o Copom manteve a Taxa Selic em 15% ao ano. Para o mercado, cortes nos juros só acontecerão a partir de 2026, mesmo assim em ritmo lento, o que deverá comprometer o nível da atividade econômica, prejudicando o comércio. Neste fim de ano, o comportamento dos consumidores vem sendo influenciado pelas circunstâncias econômicas, confiança e expectativas”, conclui Aldo Gonçalves.

Segunda parcela do 13º salário movimenta o comércio

O pagamento da segunda parcela do 13° salário, até 20 de dezembro, deve injetar mais de R$ 8,5 bilhões na economia do Rio de Janeiro, indica um estudo do CDLRio e do SindilojasRio, com base em dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e do Novo Caged. Parte dos recursos pode incrementar as vendas, ajudando o setor a recuperar as perdas registradas no ano.

Para Aldo Gonçalves, a segunda parcela do 13º contribuirá para melhorar o desempenho das vendas, depois que os resultados do segundo semestre ficaram aquém das expectativas. “A variação do volume de vendas do comércio nos nove primeiros meses, comparativamente ao mesmo período do ano passado, caiu 2,1% no estado, enquanto no Brasil aumentou 1,5%, o que mostra que o Rio de Janeiro não criou condições para o crescimento da economia como em outros estados, prejudicando o varejo”. Aldo destacou ainda que o endividamento das famílias preocupa. “O endividamento aumentou em mais de cinco pontos, de outubro de 2024 a outubro deste ano, até atingir 88,7%. A questão é muito sensível, pois segmentos importantes do comércio dependem do crédito”, concluiu.