Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Serra de Paracambi é reaberta após obras de recuperação do Governo do Estado
Baixada Fluminense
Serra de Paracambi é reaberta após obras de recuperação do Governo do Estado
Rodoviária Novo Rio adota pulseiras de identificação para crianças no período de festas
Região Metropolitana
Rodoviária Novo Rio adota pulseiras de identificação para crianças no período de festas
Natal Brasilidade anima Maricá com atrações gratuitas durante a semana de Natal
Maricá
Natal Brasilidade anima Maricá com atrações gratuitas durante a semana de Natal
Prefeitura de São Gonçalo define funcionamento dos serviços durante Natal e Ano Novo
São Gonçalo
Prefeitura de São Gonçalo define funcionamento dos serviços durante Natal e Ano Novo
PRF inicia ‘Operação Natal’ nas rodovias federais do estado do Rio
Estado
PRF inicia ‘Operação Natal’ nas rodovias federais do estado do Rio
Nova Iguaçu adota Sistema Nacional Unificado de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Nova Iguaçu
Nova Iguaçu adota Sistema Nacional Unificado de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica
Ministério confirma aumento de 1,5 milhão no volume de passageiros no Santos Dumont em 2026
Destaque
Ministério confirma aumento de 1,5 milhão no volume de passageiros no Santos Dumont em 2026

SEDCON e Procon-RJ atuam no Galeão após cancelamentos de voos causados por ventania em SP

Órgãos cobram assistência das companhias aéreas e orientam passageiros sobre seus direitos.

Siga-nos no

Reprodução

A forte ventania que atingiu São Paulo na quarta-feira (10) provocou a suspensão de centenas de voos e gerou reflexos diretos no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (11/12), equipes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e do Procon Estadual do Rio de Janeiro (Procon-RJ) foram deslocadas ao terminal para acompanhar a situação de passageiros afetados por cancelamentos e atrasos.

As primeiras denúncias recebidas pelos órgãos apontavam falhas graves de atendimento por parte de algumas companhias aéreas. Muitos passageiros relataram falta de informação clara sobre seus direitos e até mesmo ausência de atendimento nos guichês, apesar das filas e do acúmulo de pessoas aguardando reacomodação.

Diante do volume de reclamações, SEDCON e Procon-RJ iniciaram uma operação de fiscalização no local, conversando com passageiros, verificando procedimentos das empresas e cobrando o cumprimento das regras de proteção ao consumidor.

Assistência obrigatória: alimentação, hospedagem e transporte

O secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, informou que a principal preocupação das equipes era assegurar atendimento imediato e garantir que as companhias prestassem toda a assistência prevista em lei.

“O nosso primeiro foco foi garantir o direito de ir e vir dos consumidores e assegurar que todos recebessem orientações e atendimento no momento da remarcação dos voos. Nos casos em que o embarque foi adiado para o dia seguinte ou para um prazo maior, cobramos das companhias aéreas a assistência material prevista em lei, como alimentação, hospedagem e transporte até o hotel”, disse.

Fonseca acrescentou que, com as informações já reunidas, os órgãos irão apurar eventuais irregularidades cometidas pelas empresas.

Fiscalização e próximos passos

Além da atuação direta nos balcões das companhias aéreas, as equipes registraram documentos, relatos e imagens que serão encaminhados à Diretoria Jurídica dos órgãos de defesa do consumidor. A ANAC e a Infraero também serão notificadas para prestar esclarecimentos sobre o atendimento aos passageiros durante a crise e sobre o cumprimento das normas de assistência.

SEDCON e Procon-RJ afirmaram que continuam monitorando a situação no Galeão e orientam os passageiros prejudicados a registrarem reclamações pelos canais oficiais, especialmente nos casos de:

  • falta de informação adequada;

  • negativa de assistência material;

  • descumprimento de direitos previstos na legislação;

  • ausência de atendimento nos guichês das companhias.

Os órgãos reforçam que as denúncias são fundamentais para responsabilizar as empresas e garantir o cumprimento das normas de proteção ao consumidor.