A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal da Casa Civil e da Subprefeitura da Zona Norte, avança na implementação dos Corredores de Sustentabilidade previstos no Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ação Climática (PDS). Neste sábado (13/12), as intervenções da segunda fase do projeto-piloto em Oswaldo Cruz (Laboratório Urbano Oswaldo Cruz) serão celebradas com a inauguração de dois murais artístico-educativos produzidos em homenagem ao compositor, sambista e instrumentista Manacéa, ícone de Oswaldo Cruz.
Os painéis foram idealizados e executados pelo coletivo Negro Muro e o artista Airá OCrespo, ampliando a identidade visual e cultural do território. O evento também vai contar com uma aula pública do professor, escritor e historiador, Luiz Antonio Simas, que além de passear pela biografia e obra de Manacéa, vai abordar o samba como um espaço de construção de sociabilidade primordial à cidade e à cultura suburbana.
Com a participação de diversos órgãos da Prefeitura do Rio, como a Subprefeitura da Zona Norte, Casa Civil, Fundação Parques e Jardins, Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Comlurb, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, Secretaria Municipal de Educação, Rio Luz e CetRio, as ações incluem criação coletiva com a comunidade, oficinas de urbanismo tático, melhorias de mobilidade, plantio de árvores, reforço de iluminação, sinalização viária, ações de zeladoria urbana e atividades educativas em parceria com escolas públicas locais.






