O Hospital Adão Pereira Nunes, em Saracuruna, Duque de Caxias, consolidou-se como uma das principais referências em saúde pública no estado do Rio de Janeiro após quatro anos sob gestão municipal. Desde que a Prefeitura assumiu a administração da unidade, em janeiro de 2022, os números de atendimentos, internações e cirurgias cresceram de forma significativa.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o hospital já contabiliza mais de 680 mil atendimentos, 77 mil internações, cerca de 860 mil exames de imagem e 86 mil cirurgias realizadas no período. O volume mensal de pacientes atendidos dobrou, passando de 8 mil para 16 mil, enquanto o número de cirurgias saltou de 700 para mais de 2.600 por mês, o maior índice da história da unidade.
A evolução está associada à maior reforma já realizada no hospital em seus 27 anos de funcionamento, viabilizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Duque de Caxias e o governo do estado. As obras resultaram na criação de um novo centro de imagens, maternidade, centro cirúrgico, Serviço de Pronto Atendimento e na incorporação de equipamentos de alta tecnologia. Com a ampliação, o hospital passou a contar com 104 leitos de CTI, entre adultos e pediátricos, e aumentou os leitos de enfermaria de 360 para 429.
Além da modernização da estrutura física, a gestão municipal investiu na contratação de profissionais especializados, ampliando a capacidade assistencial. Segundo o diretor-geral da unidade, Thiago Resende, a municipalização marcou uma transformação profunda. “Triplicamos o número de cirurgias, implantamos a ressonância magnética com sedação pediátrica e iniciamos o programa de cirurgia bariátrica. Hoje, o hospital simboliza o investimento da prefeitura traduzido em resultados concretos para a população”, afirmou.
Atualmente, o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes é referência em urgência e emergência de média e alta complexidade, oferecendo especialidades como clínica médica, ortopedia, traumatologia, neurocirurgia e diferentes tipos de cirurgias, incluindo vascular, pediátrica, bariátrica e obstétrica. A unidade também integra, há dois anos, a linha de cuidado do sobrepeso e da obesidade, com mais de 2.500 atendimentos e 800 cirurgias bariátricas realizadas.






