O Theatro Municipal do Rio (TMRJ) apresenta o universo do espetáculo “O Quebra-Nozes” em uma série de palestras gratuitas, com patrocínio oficial da Petrobras. Até o dia 28, profissionais do Municipal e convidados abordam detalhes da produção, caracterização dos personagens sempre uma hora antes do início da apresentação. Para garantir a acessibilidade, as palestras contam com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Confira a programação completa abaixo.
Nesta terça-feira (16), às 13h45, a primeira bailarina do Municipal Ana Botafogo destaca o tema “Conhecendo a História” no Projeto Escola Arte Educação Petrobras, programa do Setor Educativo do Theatro. Em sua palestra, Ana Botafogo vai apresentar a sua história no balé e sua experiência de mais de 40 anos no Municipal para uma plateia formada por alunos da rede pública de ensino e de projetos sociais.
“As palestras têm proporcionado uma visão mais ampla sobre temas como produção, música, caracterização e outros elementos que tornam nossas montagens tão especiais. No Projeto Escola, os nossos convidados, em sua maioria crianças e adolescentes, conhecem esse universo artístico e de bastidores”, conta Clara Paulino, presidente da Fundação Teatro Municipal.
Sucesso de público
Dezembro marca a retomada de O Quebra-Nozes, de Tchaikovsky, ao Theatro Municipal do Rio, com patrocínio da Petrobras. A produção reúne o Ballet, o Coro Feminino e a Orquestra Sinfônica do TMRJ (OSTM). A concepção e adaptação são de Hélio Bejani e Jorge Texeira, a partir da versão de Marius Petipa. A regência ficará a cargo do maestro titular da OSTM, Felipe Prazeres. A direção geral é de Hélio Bejani. As récitas seguem nos dias 17, 18, 19, 20, 23, 26 e 27, às 19h, e nos dias 21 e 28, às 17h. No dia 16, às 14h, será a vez do espetáculo para o Projeto Escola Arte Educação Petrobras.
Programação especial
A magia do Natal e de Quebra-Nozes está presente nas ruas neste fim de ano. O clássico, que se tornou tradição natalina mundial, encerra a temporada artística deste ano, patrocinada pela Petrobras, com projeção mapeada na fachada do Theatro Municipal. Haverá ainda ambientação especial no Boulevard.
Sempre às 18h, a fachada do Theatro receberá projeção mapeada criada pela Deeplab, que combina patrimônio histórico e tecnologia imersiva. A intervenção revisita cenas clássicas do ballet e seus personagens icônicos, transformando o espaço em uma grande tela a céu aberto. As apresentações serão realizadas sempre nos dias de espetáculo.
O Boulevard do equipamento cultural também ganhou cores especiais neste fim de ano com a Vila de Natal, com cenografia temática e atrações interativas. A atividade é aberta ao público até o dia 28. A tradicional árvore da escadaria, com mais de cinco metros, já está instalada e pode ser acessada em dias de espetáculo e em visitas guiadas.
Programação das palestras gratuitas
16/12 – Ana Botafogo
Tema: Conhecendo a história
Local: Sala de Espetáculo
Horário: 13h45 (Projeto Escola)
17/12 – Gabriela Cidade e Rodolfo Saraiva
Tema: A interação do casal no ballet
Local: Salão Assyrio
Horário: 18h
18/12 – Deborah Ribeiro
Tema: A preparação dos solistas
Local: Salão Assyrio
Horário: 18h
19/12 – Paulo Melgaço e Erick Soares
Tema: Petipa e Tchaikovsky um encontro de gênios
Local: Salão Assyrio
Horário: 18h
20/12 – Manoel Francisco
Tema: A pantomima no ballet
Local: Salão Assyrio
Horário: 18h
21/12 – Celeste Lima
Tema: A preparação do corpo de baile
Local: Salão Assyrio
Horário: 16h
23/12 – Edifranc Alves
Tema: A construção do personagem
Local: Salão Assyrio
Horário: 18h
26/12 – Jayme
Tema: Dumas e Hoffmann: origens e desenvolvimento do libreto de O Quebra-Nozes.
Local: Salão Assyrio
Horário: 18h
27/12 – Tabata Salles
Tema: Do palco ao feed: o trabalho do bailarino na era das redes sociais
Local: Salão Assyrio
Horário: 18h
28/12 – Janaína Perotto e Sofia Ceccato
Tema: A música de Tchaikovsky
Local: Salão Assyrio
Horário: 16h






