Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
TCE-RJ amplia auditoria sobre Rioprevidência e mira mais três bancos por aplicações de R$ 6,5 bilhões
Estado
TCE-RJ amplia auditoria sobre Rioprevidência e mira mais três bancos por aplicações de R$ 6,5 bilhões
Defesa Civil libera retorno de vizinhos após desabamento que matou irmãs
Rio de Janeiro
Defesa Civil libera retorno de vizinhos após desabamento que matou irmãs
Auditoria descobre milhares de servidores ‘fantasmas’ em Secretarias do Governo do Rio
Estado
Auditoria descobre milhares de servidores ‘fantasmas’ em Secretarias do Governo do Rio
Mundial de 2026 quebra recorde histórico de gols antes mesmo do fim da fase de grupos
Esportes
Mundial de 2026 quebra recorde histórico de gols antes mesmo do fim da fase de grupos
Inea suspende operações da Refit por fraudes em licenças e risco ambiental no Rio
Estado
Inea suspende operações da Refit por fraudes em licenças e risco ambiental no Rio
Lula pede um minuto de silêncio em homenagem a vítimas de terremoto na Venezuela e envia comitiva de apoio ao país
Brasil
Lula pede um minuto de silêncio em homenagem a vítimas de terremoto na Venezuela e envia comitiva de apoio ao país
Tiroteio termina com três homens mortos no Recreio dos Bandeirantes
Rio de Janeiro
Tiroteio termina com três homens mortos no Recreio dos Bandeirantes
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Governo do Estado firma acordo para levar internet a 191 localidades sem sinal

Protocolo acelera expansão do 4G e do 5G e deve beneficiar cerca de 500 mil pessoas em municípios sem cobertura

Siga-nos no

Reprodução

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transformação Digital, firmou, nesta terça-feira (16.12), no Palácio Guanabara, um protocolo de intenções para acelerar a chegada de telefonia e de internet a 191 localidades que hoje não contam com nenhum tipo de sinal. De acordo com o documento, a iniciativa destrava a instalação de antenas de telecomunicações, acelera a expansão do 4G e do 5G e amplia o acesso da população a serviços digitais de saúde, educação, transporte e atividades econômicas.

A medida integra o Programa RJ Digital Municípios e prevê a criação de um sistema digital unificado de licenciamento para infraestrutura de telecomunicações. Com o novo modelo, processos que hoje podem levar até anos passam a ser concluídos em poucas semanas, antecipando investimentos das operadoras e a chegada da conectividade a regiões hoje isoladas.

– Conectividade deixou de ser diferencial e passou a ser infraestrutura básica de desenvolvimento. Levar internet de qualidade para municípios que hoje ainda sofrem com falta de sinal é ampliar o acesso a serviços públicos, educação, saúde, oportunidades de emprego e fortalecer a economia local. É isso que garante mais qualidade de vida e inclusão digital para a população – afirmou Cláudio Castro.

O protocolo foi firmado pela Secretaria de Estado de Transformação Digital, em parceria com o Proderj, e apresentado pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel). A ferramenta será integrada à plataforma RJ Digital e permitirá padronizar e agilizar o licenciamento de torres, postes, mastros e demais estruturas necessárias à expansão das redes móveis.

Segundo o secretário de Estado de Transformação Digital, Feu Braga, a iniciativa resolve um dos principais gargalos para a expansão da conectividade no país.

– Um sistema único de licenciamento traz eficiência, reduz a burocracia e acelera a chegada das novas redes. Isso significa mais competitividade para os municípios, mais inovação e mais acesso a serviços públicos digitais para a população – destacou o secretário.

A implantação será feita por fases, conforme as obrigações previstas no edital do 5G da Anatel. Enquanto algumas operadoras levarão o 5G às sedes municipais, outras serão responsáveis por implantar 4G em distritos e localidades que hoje não contam com nenhuma cobertura, incluindo áreas rurais e afastadas.

A expectativa é beneficiar cerca de 500 mil pessoas com entregas progressivas nos próximos quatro anos. O acordo também reforça a Lei Estadual nº 9.151/2020, sancionada pelo governador Cláudio Castro, que tornou o Rio de Janeiro pioneiro no incentivo à conectividade digital, modelo posteriormente adotado por outros estados.

– Além de impulsionar o desenvolvimento econômico, a ampliação da cobertura fortalece o uso de serviços públicos digitais, como prontuários eletrônicos na saúde, atuação de agentes comunitários com tablets, ensino conectado e ampliação de políticas públicas em áreas que hoje vivem sem acesso sequer ao sinal de telefone – afirmou o presidente Luciano Stutz, presidente da Abrintel.

Participaram da assinatura do protocolo de intenções o secretário de Estado de Transformação Digital, Feu Braga; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Moraes; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah; o presidente do Proderj, Rodrigo Xavier; e o presidente da Abrintel, Luciano Stutz.