O clima de decisão tomou conta do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (17). À tarde, às 14h, o Flamengo enfrenta o Paris Saint-Germain, em Doha, na final da Copa Intercontinental. Mais tarde, às 21h30, é a vez do Vasco entrar em campo contra o Corinthians, em São Paulo, no jogo de ida da final da Copa do Brasil.
Com dois confrontos decisivos no mesmo dia, o Governo do Estado, a Prefeitura do Rio e outras cidades fluminenses decretaram ponto facultativo a partir do meio-dia, e em alguns casos durante todo o dia. A medida impactou a rotina da população e também exigiu ajustes na operação do transporte público.
Apesar do ponto facultativo, uma enquete feita pela SuperVia nas redes sociais mostrou que 74% dos passageiros afirmaram que terão expediente normal nesta quarta-feira.
No sistema ferroviário, a SuperVia informou que vai reduzir os intervalos das partidas saindo da Central do Brasil nos ramais Gramacho, Japeri e Santa Cruz, entre 12h e 14h. No restante do dia, a operação seguirá sem alterações.
O metrô funcionará normalmente. De acordo com a MetrôRio, a circulação será reforçada conforme a demanda, a partir do monitoramento em tempo real feito pelo Centro de Controle Operacional da concessionária.
Os ônibus municipais do Rio terão operação regular de dia útil, segundo a Secretaria Municipal de Transportes. No BRT, a Mobi-Rio informou que haverá antecipação da frota no pico da tarde para atender ao aumento de passageiros.
Já o VLT do Rio terá operação diferenciada. As linhas 1, 3 e 4 vão circular com intervalos médios de 7 minutos entre 6h e 14h, passando para 12 minutos após esse horário. A linha 2 manterá os intervalos habituais, que podem chegar a até uma hora.
O ponto facultativo vale apenas para servidores públicos dos órgãos que o decretaram. Serviços essenciais, como saúde, segurança, limpeza urbana e fiscalização, funcionam normalmente. Na iniciativa privada, o expediente segue normal, salvo acordos específicos entre empresas e funcionários.






