Quem passar pela Lapa a partir desta quinta-feira (18) vai dar de cara com um dos maiores nomes da música brasileira. Um mural de 300 metros quadrados em homenagem a Milton Nascimento está sendo pintado na lateral do prédio da Associação Cristã de Moços (ACM), na Rua da Lapa 86, com vista direta para os Arcos.
A obra, batizada de ‘Semente da Terra’, será inaugurada dia 18, às 14h, no rooftop do Sociatel Lapa, de onde é possível ter uma visão privilegiada da intervenção. O mural faz parte de uma iniciativa da Secretaria Especial de Direitos Humanos e Igualdade Racial (SEDHIR).
A arte é assinada pela artista visual e grafiteira Gugie Cavalcanti, conhecida por murais de grande escala e por trabalhos que colocam as narrativas negras no centro da cena. Ela conta com a assistência de Tebla, Aira oCrespo, Doog e Ricardo Coé, artistas da Zona Norte e da Baixada Fluminense, que participam pela primeira vez da construção de uma empena. Toda a equipe é formada majoritariamente por profissionais negros.
“É uma honra criar uma arte gigante com o rosto do Milton e levá-la para as ruas da Lapa. Ele é uma das vozes mais potentes da nossa música e seu legado atravessa gerações”, diz Gugie. “A ideia também é convidar quem passa a desacelerar, observar e se ver refletido na paisagem da cidade.”






