Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Maricá investe em equipamentos não letais para a Guarda Municipal
Maricá
Maricá investe em equipamentos não letais para a Guarda Municipal
Wagner Tiso comemora 80 anos com concerto gratuito e emocionante em Maricá
Maricá
Wagner Tiso comemora 80 anos com concerto gratuito e emocionante em Maricá
Angra dos Reis lança campanha Lixo Zero para promover descarte correto
Angra dos Reis
Angra dos Reis lança campanha Lixo Zero para promover descarte correto
“A Casa do Natal no Brasil” continua programação especial em Itatiaia
Médio Paraíba
“A Casa do Natal no Brasil” continua programação especial em Itatiaia
Secretaria de Saúde lança Cartão do Prematuro
Rio de Janeiro
Secretaria de Saúde lança Cartão do Prematuro
Vacinação contra bronquiolite para gestantes já está disponível em Duque de Caxias
Baixada Fluminense
Vacinação contra bronquiolite para gestantes já está disponível em Duque de Caxias
Primeira semana do castramóvel tem 100 atendimentos em Nova Iguaçu
Nova Iguaçu
Primeira semana do castramóvel tem 100 atendimentos em Nova Iguaçu

Governo do Estado anuncia chamamento público para a Linha 3 do metrô

Siga-nos no

Desenho simula eventual itinerário da Linha 3 - Foto: Divulgação

O Governo do Rio deve lançar na semana que vem um chamamento público para fazer a modelagem da licitação para a Linha 3 do metrô, que deve ir da Praça XV, na Zona Portuária do Rio, a Itaboraí, na Região Metropolitana, passando por Niterói e São Gonçalo. A informação foi confirmada pelo estadual de Transportes, Washington Reis.

O sonho de um modal de transporte ferroviário que liga o Rio de Janeiro a Niterói e a região leste da Baía de Guanabara data de fins do século XIX, sob o reinado de Dom Pedro II, mas foi apenas em 1968 que o projeto original do metrô esboçou o trajeto conhecido hoje como linha 3. Na época, os ramais de trem já ligavam a Zona Oeste ao Centro da cidade. A Linha 1 do metrô iria da Zona Sul a Jacarepaguá, passando pelo Centro – onde acabou parando. A Linha 2 iria da Zona Norte ao outro lado da Baía de Guanabara, mas a ideia ficou pelo caminho.

Obras chegaram a ser realizadas para a futura implantação da travessia, passando pela atual estação da Carioca – um nível abaixo do que é utilizado hoje -, mas lá se vão mais de quatro décadas de abandono.

O último desenho da linha 3 é de 2015 e classifica o projeto como a maior integração intermodal do Brasil. Planejada para ligar o Centro do Rio a Niterói, o metrô seguiria por um túnel a ser escavado por baixo da Baía de Guanabara. Do outro lado da Baía, a linha do metrô seguiria a antiga linha de trem, passando por Alcântara e chegando na Estação Guaxindiba.

Um estudo de viabilidade vai apontar se a futura Linha 3 será subterrânea, de superfície ou até mesmo se haverá alguma travessia férrea sob a Baía de Guanabara.

Mais Quentes