Ouça agora

Ao vivo

Play
Pause
Sorry, no results.
Please try another keyword
Rio terá fim de semana sem chuva e temperatura em elevação
Rio de Janeiro
Rio terá fim de semana sem chuva e temperatura em elevação
Ex-deputado Paulo Melo e empresário são alvos por suspeita de exploração de caça-níqueis e lavagem de dinheiro
Mais Quentes
Ex-deputado Paulo Melo e empresário são alvos por suspeita de exploração de caça-níqueis e lavagem de dinheiro
RJ tem queda nos homicídios, mas lidera alta em roubos no país
Estado
RJ tem queda nos homicídios, mas lidera alta em roubos no país
Ex-assessor de Bolsonaro admite no STF ter sido autor do plano para assassinar Lula, Alckmin e Moraes
Brasil
Ex-assessor de Bolsonaro admite no STF ter sido autor do plano para assassinar Lula, Alckmin e Moraes
Corpo de Petra Gil é velado no Theatro Municipal do Rio
Destaque
Corpo de Petra Gil é velado no Theatro Municipal do Rio
Leitura é incentivada em Nova Iguaçu com a distribuição de livros gratuitos para a população
Nova Iguaçu
Leitura é incentivada em Nova Iguaçu com a distribuição de livros gratuitos para a população
Bolsonaro é condenado por fala sobre venezuelanas “pintou um clima”
Geral
Bolsonaro é condenado por fala sobre venezuelanas “pintou um clima”

Governo do Estado anuncia chamamento público para a Linha 3 do metrô

Siga-nos no

Desenho simula eventual itinerário da Linha 3 - Foto: Divulgação

O Governo do Rio deve lançar na semana que vem um chamamento público para fazer a modelagem da licitação para a Linha 3 do metrô, que deve ir da Praça XV, na Zona Portuária do Rio, a Itaboraí, na Região Metropolitana, passando por Niterói e São Gonçalo. A informação foi confirmada pelo estadual de Transportes, Washington Reis.

O sonho de um modal de transporte ferroviário que liga o Rio de Janeiro a Niterói e a região leste da Baía de Guanabara data de fins do século XIX, sob o reinado de Dom Pedro II, mas foi apenas em 1968 que o projeto original do metrô esboçou o trajeto conhecido hoje como linha 3. Na época, os ramais de trem já ligavam a Zona Oeste ao Centro da cidade. A Linha 1 do metrô iria da Zona Sul a Jacarepaguá, passando pelo Centro – onde acabou parando. A Linha 2 iria da Zona Norte ao outro lado da Baía de Guanabara, mas a ideia ficou pelo caminho.

Obras chegaram a ser realizadas para a futura implantação da travessia, passando pela atual estação da Carioca – um nível abaixo do que é utilizado hoje -, mas lá se vão mais de quatro décadas de abandono.

O último desenho da linha 3 é de 2015 e classifica o projeto como a maior integração intermodal do Brasil. Planejada para ligar o Centro do Rio a Niterói, o metrô seguiria por um túnel a ser escavado por baixo da Baía de Guanabara. Do outro lado da Baía, a linha do metrô seguiria a antiga linha de trem, passando por Alcântara e chegando na Estação Guaxindiba.

Um estudo de viabilidade vai apontar se a futura Linha 3 será subterrânea, de superfície ou até mesmo se haverá alguma travessia férrea sob a Baía de Guanabara.