Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
SEOP e IVISA-Rio interditam quatro estabelecimentos clandestinos em ações no Rio
Rio de Janeiro
SEOP e IVISA-Rio interditam quatro estabelecimentos clandestinos em ações no Rio
Fluminense vence disputa com Vasco e Botafogo e terá nova sede para o futebol feminino no Cefan; saiba detalhes
Sem categoria
Fluminense vence disputa com Vasco e Botafogo e terá nova sede para o futebol feminino no Cefan; saiba detalhes
Tiago Nunes mantém domínio sobre brasileiros e tem desempenho impressionante à frente da LDU; veja números
Sem categoria
Tiago Nunes mantém domínio sobre brasileiros e tem desempenho impressionante à frente da LDU; veja números
Libertadores: Conmebol divulga arbitragem para as partidas de volta pelas semifinais
Internacional
Libertadores: Conmebol divulga arbitragem para as partidas de volta pelas semifinais
Festival de Artes de Nova Iguaçu entra na reta final
Nova Iguaçu
Festival de Artes de Nova Iguaçu entra na reta final
Festival de cinema gratuito movimenta a Baixada Fluminense
Baixada Fluminense
Festival de cinema gratuito movimenta a Baixada Fluminense
Ministro do STJ anula condenação da deputada estadual Lucinha por peculato
Política
Ministro do STJ anula condenação da deputada estadual Lucinha por peculato

Governo do Estado anuncia chamamento público para a Linha 3 do metrô

Siga-nos no

Desenho simula eventual itinerário da Linha 3 - Foto: Divulgação

O Governo do Rio deve lançar na semana que vem um chamamento público para fazer a modelagem da licitação para a Linha 3 do metrô, que deve ir da Praça XV, na Zona Portuária do Rio, a Itaboraí, na Região Metropolitana, passando por Niterói e São Gonçalo. A informação foi confirmada pelo estadual de Transportes, Washington Reis.

O sonho de um modal de transporte ferroviário que liga o Rio de Janeiro a Niterói e a região leste da Baía de Guanabara data de fins do século XIX, sob o reinado de Dom Pedro II, mas foi apenas em 1968 que o projeto original do metrô esboçou o trajeto conhecido hoje como linha 3. Na época, os ramais de trem já ligavam a Zona Oeste ao Centro da cidade. A Linha 1 do metrô iria da Zona Sul a Jacarepaguá, passando pelo Centro – onde acabou parando. A Linha 2 iria da Zona Norte ao outro lado da Baía de Guanabara, mas a ideia ficou pelo caminho.

Obras chegaram a ser realizadas para a futura implantação da travessia, passando pela atual estação da Carioca – um nível abaixo do que é utilizado hoje -, mas lá se vão mais de quatro décadas de abandono.

O último desenho da linha 3 é de 2015 e classifica o projeto como a maior integração intermodal do Brasil. Planejada para ligar o Centro do Rio a Niterói, o metrô seguiria por um túnel a ser escavado por baixo da Baía de Guanabara. Do outro lado da Baía, a linha do metrô seguiria a antiga linha de trem, passando por Alcântara e chegando na Estação Guaxindiba.

Um estudo de viabilidade vai apontar se a futura Linha 3 será subterrânea, de superfície ou até mesmo se haverá alguma travessia férrea sob a Baía de Guanabara.