A Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage prepara uma programação especial para as crianças nos domingos de janeiro, mês das férias escolares. O “Fazendo Arte no Parque” será apresentado nos dias 11, 18 e 25, sempre de 10h às 12h, com o objetivo de criar projetos a partir dos elementos da natureza, explorando movimentos e fazendo da arte um espaço de jogo e imaginação. É necessário fazer inscrição prévia pelo site www.eavparquelage.rj.gov.br, com valor de R$100 por dinâmica.
“As atividades para as crianças fazem parte da nossa programação do Mês das Férias escolares. Apresentamos oficinas diversificadas, para desenvolver a curiosidade e criatividade dos pequenos. Em sua História, a EAV sempre desenvolveu atividades para todos os públicos, atraindo e conquistando pessoas de todas as idades”, disse Tania Queiroz, diretora da EAV do Parque Lage.
A Escola de Artes Visuais do Parque Lage é uma das principais escolas de arte do Brasil e da América Latina, na formação de artistas e de novos públicos, contribuindo de maneira singular com a arte contemporânea brasileira. São mais de 50 cursos em diversas áreas para formação e desenvolvimento daqueles interessados em arte. Em 2025, a escola completou 50 anos, apresentando uma intensa programação para celebrar a data.
Confira a programação
11 de janeiro
Laboratório de inventos na Floresta
Com Marrytsa Melo e Filipe Machado
10h – 12h
6 a 12 anos
Como nasce um invento? A partir desta pergunta, vamos realizar um laboratório de criação em arte e tecnologia na floresta. Um convite para criar projetos integrando elementos naturais com circuitos eletrônicos, dando forma a inventos fantásticos. A atividade explora o fazer e a imaginação em vivências e trocas, utilizando componentes simples para trabalhos interativos.
18 de janeiro
Brincar, pular e desenhar
João Costa e Deise Alcantara
10h – 12h
5 a 12 anos
Brincar, pular e desenhar é uma oficina que encoraja a espontaneidade, o riso, a descoberta e o prazer de criar, mostrando que o desenho é, acima de tudo, um brincar individual e também, coletivo. Por meio de desafios lúdicos e movimentos do corpo, as crianças experimentam o desenho como gesto, sensação e descoberta. A proposta estimula coordenação motora, criatividade e presença, encorajando cada participante a criar de forma livre, divertida e expressiva — fazendo da arte um espaço de jogo e imaginação.
25 de janeiro
Movimento expressivo e criação
Regina Neves
10h – 12h
5 a 8 anos
A proposta tem como objetivo trabalhar com os princípios fundamentais da aprendizagem da dança: experimentação e reconhecimento do corpo em movimento. Uma vivência corporal lúdica que convida as crianças a explorar o movimento como forma de expressão artística.






