Moradores de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, realizaram uma manifestação na madrugada deste domingo (28/12) para protestar contra a falta de água e energia elétrica na região, problema que já dura mais de uma semana. Em meio às altas temperaturas, pneus foram incendiados na Avenida Dom João VI, na altura do BRT Magarça, no sentido Santa Cruz.
Por causa do protesto, a via foi interditada e a circulação das linhas 10, 11 e 12 do BRT ficou suspensa por cerca de uma hora. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da CET-Rio foram acionadas para atuar no local.
De acordo com a Mobi-Rio, o serviço começou a ser normalizado às 0h42. Na manhã deste domingo, a calha exclusiva do BRT já estava liberada nos dois sentidos.
O Rio de Janeiro enfrenta uma onda de calor desde o Natal, com temperaturas acima dos 35°C. Nas redes sociais, moradores de Guaratiba e Santa Cruz relataram os transtornos causados pela falta de serviços básicos. Segundo relatos, o fornecimento de energia tem sido irregular e o abastecimento de água ocorre apenas em alguns horários, quando ocorre.
Neste sábado (27), a cidade registrou temperatura máxima de 35,5°C, medida na Vila Militar, na Zona Oeste, segundo o sistema Alerta Rio. A mínima foi de 20,9°C, registrada em Jacarepaguá.
Procurada, a Light informou que a falta de energia na região foi causada por sobrecarga na rede elétrica, provocada pelo excesso de ligações clandestinas. Já a concessionária Rio + Saneamento, responsável pelo abastecimento de água, ainda não se pronunciou. O espaço segue aberto para manifestação.






