Um morador de Rio d’Ouro, em Niterói recebeu uma visita inesperada nesta terça-feira (30). Um bicho-preguiça surgiu na varanda da casa onde mora. Imediatamente, o homem acionou o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) para que o animal fosse resgatado.
O bicho-preguiça foi levado para a Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA) da Guarda Civil Municipal, onde foi avaliado e considerado saudável e sem ferimentos. Diante do prognóstico favorável, o animal foi considerado apto a ser reintegrado ao habitat natural, em uma área de proteção ambiental de São Francisco.
À população, o coordenador da CMA, Renato Machado, alerta para manter distância de animais silvestres e acionar rapidamente os serviços de resgate:
“Essas espécies muitas vezes saem do interior das florestas para tomar banho de sol, já que possuem baixa temperatura corporal. Como são animais de movimentos lentos, podem ficar vulneráveis a ataques, por isso o resgate precisa ser rápido e seguro”, esclareceu.
A Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói realiza resgates especializados de animais silvestres, incluindo a devolução à natureza quando os animais são considerados aptos. Em caso de resgate de animais feridos, os bichos são levados para os centros de reabilitação e instituições de referência.
Para garantir a preservação da fauna silvestre e a segurança da população, o avistamento das espécies deve ser comunicado ao telefone 153.






