A CASA BRASIL, apresentada pelo Ministério da Cultura e Petrobras, alcançou a marca de mais de 20 mil visitantes em pouco mais de um mês desde sua reabertura ao público. O espaço se consolida como um importante equipamento de promoção da cultura e da arte brasileira no Centro do Rio de Janeiro.
Reaberta em novembro, a Casa Brasil, antiga Casa França-Brasil, iniciou uma nova etapa de sua trajetória com foco na valorização da produção artística nacional, no fortalecimento das políticas de acesso à cultura e na democratização dos espaços culturais. Desde então, vem apresentando programação inteiramente gratuita, incluindo exposições de artes visuais, ações educativas, programas de formação para artistas e curadores, atividades de mediação cultural e iniciativas voltadas à formação de públicos, artistas e profissionais do setor.
Novo posicionamento e missão institucional
O reposicionamento da Casa França-Brasil como Casa Brasil, que é um equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, reflete uma atualização conceitual e institucional do equipamento, alinhada à sua missão histórica de fomentar a cultura, ampliar o diálogo com a sociedade e representar a diversidade das expressões artísticas brasileiras.
Atualmente em cartaz, a mostra Casa Brasil – A Exposição reúne obras de 57 artistas, de todas as regiões do país, escolhidos por meio de convocatória pública, e conta com diferentes aspectos da arte brasileira presentes nos territórios.
“A mudança fortalece o papel do espaço como equipamento público voltado à fruição cultural, à formação e ao estímulo à produção artística contemporânea. Ter um número tão expressivo de visitantes neste período demonstra a importância da cultura na vida das pessoas”, ressalta Tania Queiroz, diretora da Casa Brasil.
Impacto cultural e educativo
O expressivo número de visitantes registrado nas primeiras semanas de funcionamento demonstra a relevância do equipamento para a cidade e para a população. O público é composto por moradores da cidade e do estado, estudantes, famílias, trabalhadores da região central e turistas, o que evidencia o papel da Casa Brasil como espaço de convivência, educação e acesso à cultura.
O programa educativo é um dos eixos estruturantes desta nova fase, com ações voltadas à mediação, à formação e à aproximação do público com os processos criativos especialmente das artes visuais, contribuindo para o desenvolvimento cultural e para a formação cidadã.
“Mais do que abrir as portas para os visitantes , nossa missão na Casa Brasil é também formar público para o ambiente cultural e novos profissionais para a cadeia produtiva da arte, com as ações educativas e de formação, totalmente gratuitas, o que amplia o acesso à arte no Brasil”, reforça Jocelino Pessoa, diretor da V ARTE.
Nova fase na história da Casa Brasil
A reestruturação da Casa Brasil é uma realização em parceria com a V ARTE e viabilizada pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal, por meio da Lei Rouanet, com patrocínio oficial da Petrobras. Contemplada pelo edital Novos Eixos – Ícones da Cultura Brasileira, a iniciativa concorreu com mais de 8 mil propostas e foi uma das selecionadas no Programa Petrobras Cultural, reafirmando a missão do equipamento de valorizar a produção artística nacional, ampliar o acesso e colocar a brasilidade no centro de sua atuação.
Funcionamento e integração com a cidade
A Casa Brasil funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, com entrada gratuita. Durante o mês de janeiro, o equipamento mantém seu funcionamento regular, mesmo diante das alterações no entorno causadas pelas prévias carnavalescas no Centro do Rio.
Em janeiro, a Casa Brasil segue aberta ao público, acompanhando o aumento do fluxo de pessoas na região da Rua Primeiro de Março em razão das atividades de carnaval. A presença dos blocos amplia a circulação no Centro e contribui para fortalecer a relação entre a cultura popular e os equipamentos culturais da região.
Blocos na região da 1ª de Março (17 de janeiro a 22 de fevereiro de 2026)
* 17 de janeiro de 2026 (sábado)
Carrossel de Emoções
Rua Primeiro de Março, 57 – Centro | 7h
* 18 de janeiro de 2026 (domingo)
Chá da Alice
CCBB – Rua Primeiro de Março, 66 | 7h
* 31 de janeiro de 2026 (sábado)
Bloco da Gold
CCBB – Rua Primeiro de Março, 66 | 7h
* 7 de fevereiro de 2026 (sábado)
Bloco da Favorita
Rua Primeiro de Março, 57 – Centro | 7h
* 17 de fevereiro de 2026 (terça-feira de Carnaval)
Fervo da Lud
CCBB – Rua Primeiro de Março, 66 | 7h
* 21 de fevereiro de 2026 (sábado das Campeãs)
Bloco da Anitta
Rua Primeiro de Março, 1 – Centro | 7h
* 22 de fevereiro de 2026 (domingo)
Monobloco
CCBB – Centro | 7h
Serviço institucional – Casa Brasil
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro – Rio de Janeiro
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h
Entrada: gratuita






