Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Intolerância religiosa mantém alta de denúncias em 2026, aponta Disque 100
Brasil
Intolerância religiosa mantém alta de denúncias em 2026, aponta Disque 100
Inea retira 300 kg de lixo em mutirão de limpeza em manguezal de Niterói
Niterói
Inea retira 300 kg de lixo em mutirão de limpeza em manguezal de Niterói
Justiça determina paralisação de obra no antigo Colégio Bennett após corte de árvores no Flamengo
Rio de Janeiro
Justiça determina paralisação de obra no antigo Colégio Bennett após corte de árvores no Flamengo
Golpe na portaria permite furto em apartamento no Jardim Botânico
Rio de Janeiro
Golpe na portaria permite furto em apartamento no Jardim Botânico
Perseguição policial de Seropédica à Barra Mansa termina com acidente e apreensão de cocaína
Estado
Perseguição policial de Seropédica à Barra Mansa termina com acidente e apreensão de cocaína
Trump afirma que Putin aceitou convite para Conselho da Paz em Gaza
Mundo
Trump afirma que Putin aceitou convite para Conselho da Paz em Gaza
Governo reajusta piso dos professores em 5,4% e valor sobe para R$ 5.130
Brasil
Governo reajusta piso dos professores em 5,4% e valor sobe para R$ 5.130

Mamdani assume Prefeitura de Nova York e promete restaurar confiança na democracia

Primeiro prefeito muçulmano da cidade, socialista e mais jovem desde o século XIX defende imigração, justiça social e participação popular

Siga-nos no

Reprodução

Milhares de apoiadores se reuniram nesta quinta-feira (1º) na sede da Prefeitura de Nova York para acompanhar a cerimônia de posse do novo prefeito, Zohran Mamdani. Em um dia marcado por temperaturas negativas e sensação térmica de até -8°C, a mobilização popular transformou a posse em um grande ato político, com discursos, manifestações culturais e forte presença de lideranças da esquerda estadunidense.

Em seu primeiro pronunciamento como prefeito, Mamdani afirmou que a cidade inicia um novo ciclo político. “Vamos restaurar a confiança na democracia ao criar um outro caminho”, declarou, ao defender que o governo municipal deve ser reconhecido por excelência da mesma forma que o setor privado nova-iorquino, citando referências como os espetáculos da Broadway e o Madison Square Garden.

O novo prefeito brincou com a recente descoberta de que a cidade havia cometido um erro histórico na contagem de seus prefeitos e agradeceu às dezenas de milhares de pessoas que enfrentaram o frio para acompanhar a cerimônia. Mamdani reconheceu que há desconfianças em torno de sua agenda política, mas afirmou que governará para todos os nova-iorquinos, independentemente de posições ideológicas.

Discurso de posse e mensagem política

Durante o discurso, Mamdani fez questão de citar seus pais, sua esposa, Rama Duwaji, e de agradecer o apoio de lideranças progressistas que inspiraram sua trajetória política, como Alexandria Ocasio-Cortez e Bernie Sanders.

“Me falaram que esse era um momento em que eu deveria recalibrar as expectativas. Eu não vou fazer isso”, disse o prefeito. “Nós talvez não sejamos bem sucedidos, mas não seremos acusados de não tentar.”

Mamdani chegou à prefeitura por volta do meio-dia, horário local, acompanhado da primeira-dama. A chegada foi transmitida em telões instalados nos arredores do prédio e recebida com aplausos pelo público, estimado pela equipe do prefeito em cerca de 40 mil pessoas.

Imigração e cidade santuário

Entre os temas mais destacados durante a posse esteve a política migratória. Murad Awawadeh, presidente da Coalizão de Imigrantes de Nova York, afirmou conhecer Mamdani há mais de uma década e disse confiar que o novo prefeito manterá a cidade como um território de proteção para imigrantes.

Segundo Awawadeh, Mamdani não permitirá a colaboração da polícia local com a ICE, usada pelo presidente Donald Trump para executar sua política de deportações em massa. Ele afirmou que esse tipo de cooperação existia na gestão do ex-prefeito Eric Adams, que, apesar de democrata, se aproximou de Trump após enfrentar acusações de corrupção.

“Sabemos que Mamdani vai garantir que as políticas de cidade santuário [que protegem imigrantes indocumentados] serão respeitadas. Sabemos que ele vai garantir o investimento em serviços legais para imigrantes, para que as pessoas tenham um advogado para se proteger das ações federais”, disse Awawadeh durante a cerimônia.

A ativista Aber Kawas, candidata democrata à Assembleia Estadual, também destacou a preocupação com possíveis retaliações do governo federal e avaliou como positiva a estratégia de diálogo adotada por Mamdani, inclusive em encontros considerados amistosos na Casa Branca no fim do ano passado.

Cerimônias simbólicas e tradição

Primeiro prefeito muçulmano de Nova York e o mais jovem a governar a cidade desde 1892, Mamdani seguiu a tradição local e realizou duas cerimônias de posse. A primeira, privada, ocorreu à meia-noite, horário local, em uma estação de metrô abandonada abaixo da sede da prefeitura, e foi conduzida por Letitia James.

Na ocasião, o prefeito utilizou um Alcorão que pertenceu a seu avô e outro que foi de Arturo Schomburg, escritor e historiador negro. Foi a primeira vez que um prefeito de Nova York prestou juramento usando o livro sagrado do islamismo.

A cerimônia pública ocorreu na própria prefeitura e antecedeu uma grande celebração que fechou sete quarteirões da Broadway. O juramento foi lido por Bernie Sanders, que foi recebido com aplausos e destacou o significado político da vitória de Mamdani sobre o ex-governador Andrew Cuomo.

“Nova York, obrigada por inspirar nossa nação”, afirmou Sanders. “Vocês desafiaram o establishment democrata, republicano, o presidente dos EUA e oligarcas ricos e derrotaram eles na maior reviravolta da história americana.”

Sanders também rebateu críticas à agenda do novo prefeito. “Oponentes de Zohran chamaram sua agenda de radical, comunista e inalcançável. É mesmo?”, questionou. “Direito à moradia, educação infantil, transporte de ônibus gratuito, comida acessível, e tributar grandes corporações não são ideias radicais.” Em resposta, o público entoou em coro: “Tributem os ricos”.

Cultura, diversidade e representatividade

A deputada Alexandria Ocasio-Cortez foi a primeira a discursar após o hino dos EUA. Ela afirmou que a posse de Mamdani simboliza uma nova era para a cidade. “Nós escolhemos coragem em vez de medo em Nova York”, disse, em referência indireta ao cenário político nacional. “Se podemos fazer isso aqui, podemos fazer em todo lugar.”

A programação alternou discursos políticos com momentos religiosos e culturais. O imã Khalid Larif conduziu uma prece inter-religiosa, um coral infantil cantou “Somewhere Over the Rainbow”, o poeta Cornelius Eady apresentou um texto dedicado à comunidade queer, e a cantora Lucy Dacus interpretou o hino trabalhista “Bread and Roses”.

Amadou Ly, imigrante de origem senegalesa, relatou sua experiência ao viver indocumentado nos Estados Unidos. “Ser indocumentado significava viver com medo”, afirmou, ao introduzir a posse de Jumaane D. Williams como defensor público da cidade. Em um discurso emocionado, Williams foi ovacionado ao dizer a si mesmo, em referência à infância: “pequeno garoto negro, você é valioso”, encerrando com a frase “ninguém solta a mão de ninguém”, traduzida para o inglês.

Trajetória do novo prefeito

Nascido em Kampala, capital de Uganda, Mamdani mudou-se para Nova York aos sete anos com os pais, de origem indiana. Tornou-se cidadão estadunidense em 2018. Antes da política, trabalhou como conselheiro habitacional no Queens, auxiliando famílias de baixa renda a evitar despejos.

Formado em estudos africanos pela Bowdoin College, onde criou um grupo de defesa da Palestina, Mamdani também teve passagem pela música, como cantor de rap, o que contribuiu para sua popularidade entre os jovens. Seu programa de governo prioriza o combate ao alto custo de vida, especialmente o da habitação, considerado um dos maiores desafios da cidade.