Os candidatos que se inscreveram na primeira fase da matrícula da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro para o ano letivo de 2026 já podem consultar o resultado da alocação. A verificação está disponível nos sites da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e do Matrícula Fácil.
Neste ano, o Governo do Estado, por meio da Seeduc, ofereceu 10 mil novas vagas em escolas da rede estadual, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino público de qualidade. Também foram disponibilizadas mais de 85 mil vagas em escolas de tempo integral, sendo 67.958 para o Ensino Médio e 17.337 para os anos finais do Ensino Fundamental.
Segundo o governador Cláudio Castro, a ampliação reforça o compromisso do Estado com a educação. “Estamos ampliando o número de vagas, garantindo que mais estudantes tenham acesso a um ensino cada vez mais completo. A expansão das escolas em tempo integral também oferece mais oportunidades de aprendizado”, afirmou.
Ao todo, a rede estadual conta com mais de 1.200 unidades de ensino, incluindo opções como Escolas de Novas Tecnologias (E-Tecs), Interculturais, Cívico-Militares e unidades com Itinerários de Formação Técnica e Profissional. Nas escolas de tempo integral, os estudantes permanecem na unidade do início da manhã até o final da tarde, com direito a refeições e uma rotina ampliada de atividades pedagógicas, o que contribui para melhor desempenho acadêmico e preparação para o mercado de trabalho.
Para a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, a escola é fundamental para o desenvolvimento social e econômico. “Estamos trabalhando para garantir o acesso e a permanência de todos os estudantes, formando cidadãos preparados para fortalecer a economia e ampliar suas possibilidades de atuação no mercado de trabalho”, destacou.
Confirmação da matrícula
Após consultar o resultado, o responsável legal — ou o próprio aluno, se maior de 18 anos — deverá comparecer à escola onde foi alocado entre os dias 19 e 26 de janeiro de 2026 para realizar a confirmação da matrícula. A consulta individual pode ser feita no site do Matrícula Fácil, na opção “Consulte a sua Inscrição”. A Ficha de Conclusão da Inscrição informa a documentação exigida.
No ato da confirmação, é obrigatória a apresentação dos seguintes documentos:
Certidão de nascimento ou casamento, identidade ou documento equivalente e CPF (original);
Histórico escolar ou declaração da última unidade escolar cursada;
Identidade e CPF do responsável legal, no caso de menor de 18 anos;
Laudo médico, se houver declaração de deficiência;
Comprovante de residência;
Atestado médico para unidades com Ensino Médio – Itinerário de Esporte, quando aplicável;
Documentação que comprove vínculo familiar, no caso de irmãos na rede estadual.
Os estudantes que já realizaram a renovação de matrícula não precisam comparecer à escola para confirmação. Já os candidatos não alocados na primeira fase poderão se inscrever novamente na segunda fase da Matrícula Fácil, entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026.
Neste ano, o site da matrícula da Seeduc conta com uma ferramenta inédita de acessibilidade, pioneira no país, facilitando o processo de inscrição para todos os candidatos.
Serviço
A partir de 18/12/2025: Consulta ao resultado da 1ª fase da pré-matrícula
De 19 a 26/01/2026: Confirmação da 1ª fase
De 29/01 a 01/02/2026: Inscrição da 2ª fase (não alocados na 1ª fase)
A partir de 02/02/2026: Novas inscrições da 2ª fase
A partir de 04/02/2026: Transferência informatizada






