O Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ) para pagamento do IPVA 2026 estará disponível a partir desta quinta-feira, 8 de janeiro. A liberação será feita pela Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro, por meio do hotsite oficial do imposto.
Para emitir o documento, o contribuinte deverá acessar a plataforma ipva2026.fazenda.rj.gov.br e informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). O DARJ permitirá o pagamento do imposto via Pix, em qualquer instituição financeira, ou por meio de código de barras nos bancos parceiros da Fazenda Estadual: Bradesco, Itaú, Santander e Sicoob.
A Sefaz-RJ alerta que, no momento da emissão, é importante conferir se constam no documento o CNPJ 42.498.675/0001-52 e o nome do favorecido “SEFAZ RJ – Secretaria de Estado de Fazenda do RJ”, medida que ajuda a evitar golpes.
Em 2026, o IPVA vai incidir sobre aproximadamente 3,3 milhões de veículos no estado. O calendário de vencimentos começa em 21 de janeiro e varia de acordo com o final da placa do veículo.
O imposto poderá ser quitado em cota única, com desconto de 3%, ou parcelado em até três vezes, sem redução no valor total.






