O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira que o governo interino da Venezuela entregará até 50 milhões de barris de petróleo aos EUA, e que as receitas serão “controladas” por ele. Aos preços atuais do petróleo bruto West Texas Intermediate (WTI), referência nos EUA, o volume poderia ser avaliado em mais de US$ 2,8 bilhões (R$15 bilhões).
“As autoridades interinas na Venezuela entregarão entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo de alta qualidade, sancionado, aos Estados Unidos”, publicou Trump em sua plataforma Truth Social. “Este petróleo será vendido a preço de mercado, e esse dinheiro será controlado por mim, como presidente dos Estados Unidos […] para garantir que seja utilizado em benefício do povo da Venezuela e dos Estados Unidos.”
Considerando os preços praticados antes do bloqueio americano, o volume representaria o equivalente a cerca de 30 a 50 dias da produção de petróleo venezuelana. Os próprios Estados Unidos produzem cerca de 13,8 milhões de barris por dia.
A declaração do presidente americano ocorre três dias após ataques à Venezuela realizados por Forças Especiais dos EUA, que resultaram na captura do presidente Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores.
Trump afirmou que o petróleo sancionado “será transportado por navios-tanque e levado diretamente para os portos de descarga nos Estados Unidos”. Na publicação, o presidente disse ter incumbido o Secretário de Energia, Chris Wright, de executar o plano “imediatamente”.






