O Detran divulgou nesta terça-feira (6) o calendário para o licenciamento anual de veículos em 2026. As placas com finais em 0, 1 e 2 devem fazer o licenciamento até o dia 31 de maio. Já as que possuem finais 3, 4 e 5, o prazo é até o dia 30 de junho. Os veículos com as placas que terminam em 6, 7, 8 e 9, o novo prazo é dia 31 de julho.
A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.
Prazo para cada grupo de placas:
Final de placa 0, 1 e 2: era 31 de maio, passou para 31 de maio;
Final de placa 3, 4 e 5: era 30 de junho, passou para 30 de junho;
Final de placa 6, 7, 8 e 9: era 31 de julho, passou para 31 de julho.
O licenciamento é 100% digital. Para obter o documento de 2026, é necessário pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), obtida no site do Bradesco.
Além disso, é necessário ter quitado integralmente o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e as multas de trânsito vencidas. Débitos de anos anteriores também impedem a emissão do documento.
Após o pagamento, o documento digital de licenciamento poderá ser acessado pelo usuário no Posto Digital Detran RJ, no aplicativo CNH do Brasil ou pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
É necessário ter cadastro no Gov.br — portal do governo federal para documentação em geral. Quem preferir pode solicitar a impressão do CRLV-e em papel A4 em um posto de vistoria do Detran RJ.






