A Escola de Artes Visuais do Parque Lage abre, no próximo domingo (11), a programação especial voltada para o público infantil durante o Mês das Férias escolares. A partir das 10h, o projeto “Fazendo Arte no Parque” oferece atividades criativas para crianças, sempre aos domingos, com novas edições nos dias 18 e 25 de janeiro.
As oficinas acontecem no próprio Parque Lage e são voltadas a diferentes faixas etárias. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia pelo site da escola, com valor de R$ 100 por dinâmica.
A primeira atividade será o “Laboratório de inventos na Floresta”, destinada a crianças de 6 a 12 anos, com os educadores Marrytsa Melo e Filipe Machado. A proposta convida os participantes a criar projetos que integram elementos naturais com circuitos eletrônicos simples, estimulando a imaginação e o fazer artístico em contato direto com a natureza.
Segundo a diretora da escola, Tania Queiroz, a iniciativa reforça a vocação histórica da EAV em dialogar com públicos diversos.
“As atividades para as crianças fazem parte da nossa programação do Mês das Férias escolares. Apresentamos oficinas diversificadas, para desenvolver a curiosidade e a criatividade dos pequenos. Em sua história, a EAV sempre desenvolveu atividades para todos os públicos, atraindo pessoas de todas as idades”, destacou.
Fundada há cinco décadas, a Escola de Artes Visuais do Parque Lage é uma das principais instituições de ensino artístico do Brasil e da América Latina. A escola oferece mais de 50 cursos em diversas áreas e, em 2025, celebrou seus 50 anos com uma programação especial dedicada à arte contemporânea e à formação de novos públicos.
PROGRAMAÇÃO
11 de janeiro
Laboratório de inventos na Floresta
Com Marrytsa Melo e Filipe Machado
Horário: 10h às 12h
Faixa etária: 6 a 12 anos
A oficina propõe um laboratório de criação em arte e tecnologia na floresta, explorando a integração entre natureza e circuitos eletrônicos para a criação de inventos fantásticos, por meio de vivências colaborativas e interativas.
18 de janeiro
Brincar, pular e desenhar
Com João Costa e Deise Alcantara
Horário: 10h às 12h
Faixa etária: 5 a 12 anos
A atividade estimula o desenho como brincadeira individual e coletiva, a partir de desafios lúdicos e movimentos do corpo, incentivando a espontaneidade, a coordenação motora e a criatividade.
25 de janeiro
Movimento expressivo e criação
Com Regina Neves
Horário: 10h às 12h
Faixa etária: 5 a 8 anos
A proposta trabalha os princípios da aprendizagem da dança por meio da experimentação corporal, convidando as crianças a explorar o movimento como forma de expressão artística.






