O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou, nesta segunda-feira (12), a progressão de pena do hacker Walter Delgatti Neto para o regime semiaberto. Com a decisão, ele deixará a Penitenciária II Dr. José Augusto Salgado, em Tremembé, no interior de São Paulo, conhecida como o “presídio dos famosos”.
Moraes determinou que Delgatti seja transferido para uma colônia agrícola, industrial ou estabelecimento similar, compatível com as regras do regime semiaberto. A decisão segue manifestação favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou boa conduta do condenado durante o período em que esteve preso.
Condenado a oito anos
Walter Delgatti foi condenado a oito anos e três meses de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em ação que também envolveu a ex-deputada federal Carla Zambelli. Segundo a denúncia, o grupo teria acessado sistemas do Judiciário diversas vezes e inserido documentos falsos, incluindo um mandado de prisão contra o próprio ministro Alexandre de Moraes.
O hacker já cumpriu cerca de 20% da pena, o que lhe garantiu o direito à progressão de regime. Carla Zambelli, também condenada no caso, está presa na Itália, para onde fugiu após a condenação, e aguarda extradição para o Brasil.






