O Carnaval de Rua do Rio em 2026 ainda nem tomou as ruas, mas a montagem já começou. Nesta semana, a Prefeitura do Rio deu início à instalação de estruturas de proteção em canteiros, áreas de vegetação e monumentos históricos, como parte de uma ação preventiva articulada com a Riotur. As informações são do O Globo.
A operação é coordenada pela Dream Factory, empresa responsável pela produção da festa, em parceria com a Riotur e órgãos públicos. O trabalho será feito por etapas e segue um cronograma definido de acordo com os circuitos dos blocos, datas de desfile e previsão de maior concentração de público. Acompanhe a agenda dos blocos de rua do Rio de Janeiro em 2026.
A iniciativa está prevista no Caderno de Encargos da Prefeitura do Rio para produção e logística do Carnaval de Rua. Ao todo, serão usados cerca de 20 mil metros lineares de telas de proteção nos pontos de maior fluxo para cercar canteiros e áreas verdes. Além disso, mais de 40 monumentos e prédios históricos receberão proteção especial durante o período da festa.
Até o próximo sábado (17), entram na lista os canteiros das principais vias de Ipanema e do Leblon, incluindo o Jardim de Alah e a Avenida Epitácio Pessoa. A vegetação de restinga da praia de Ipanema, entre o Jardim de Alah e a Rua Teixeira de Melo, também recebe reforço.
No Centro do Rio, a proteção alcança áreas como a Praça do Expedicionário e a Candelária, o Chafariz do Mestre Valentim, na Praça XV, e o Centro Cultural dos Correios. Também entram pontos como o Cais do Valongo, na Gamboa, o chafariz da Praça São Salvador, em Laranjeiras, o Chafariz Nossa Senhora da Conceição, no Largo do Machado, o Monumento a Noel Rosa, em Vila Isabel, e o chafariz da Praça General Osório, em Ipanema.
A partir da semana do dia 18 de janeiro, a proteção será ampliada para ruas internas de Ipanema, Botafogo, a Praça Santos Dumont, na Gávea, e a Praça Iaiá Garcia, na Ilha do Governador. Durante o pré-Carnaval e também na semana da folia, os equipamentos serão monitorados e podem ser substituídos, repostos ou reforçados quando necessário.






