A Prefeitura do Rio apresentou, nesta quinta-feira (15), o planejamento operacional para o Carnaval de Rua de 2026. A expectativa é de que cerca de 8 milhões de foliões — entre moradores e turistas — participem dos eventos ao longo de todo o período da festa, incluindo blocos de rua, desfiles na Sapucaí e programações de pré e pós-Carnaval. Somente nos blocos, o público estimado supera 6 milhões de pessoas. A estimativa econômica da Riotur é que a festa gere R$ 5,7 bilhões em receita.
Segundo a secretaria, estão programados 462 desfiles de blocos pela cidade, distribuídos por todas as regiões. O esquema anunciado prevê operações especiais de trânsito, segurança e limpeza urbana para atender a alta circulação de pessoas. A Comlurb vai reforçar a coleta e a varrição com um efetivo de 9,7 mil garis, cerca de 2 mil a mais do que no Carnaval anterior.
Para atender os foliões, a prefeitura vai instalar 34 mil banheiros químicos ao longo dos dias de desfile. Áreas verdes, canteiros e monumentos também serão protegidos com aproximadamente 20 quilômetros de cercamento. Além disso, 600 grades de grande porte serão colocadas em pontos estratégicos, especialmente ao longo das linhas da SuperVia e do VLT, para aumentar a segurança do público.
Carnaval de Rua ordenado
O ordenamento do trânsito ficará a cargo da CET-Rio, que vai mobilizar cerca de 320 operadores para atuar em vias com bloqueios e desvios causados pelos blocos. Na área de segurança, a Guarda Municipal vai empregar 1,1 mil agentes e 70 viaturas durante os desfiles, com reforço no patrulhamento de estações do BRT e fiscalização do uso e da venda de objetos de vidro ou cortantes.
O esquema de proteção às mulheres também será ampliado. A patrulha da Lei Maria da Penha atuará durante todo o carnaval, com apoio de equipes da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher, que prestarão atendimento e suporte a vítimas de assédio ou violência.
Do total de 462 blocos, 118 a mais que em 2025, 135 vão desfilar no Centro, 99 na Zona Sul, 63 na Grande Tijuca e 56 na Zona Norte.
A programação inclui ainda dez megablocos ao longo de fevereiro, que vão circular pelo Circuito Preta Gil, entre a Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos. A agenda completa do carnaval de rua de 2026 está disponível no aplicativo oficial de Blocos de Rua da prefeitura.






