A Defesa Civil emitiu, na tarde desta segunda-feira (19), um alerta para pancadas de chuva nas próximas horas na capital fluminense. O aviso foi enviado por SMS aos celulares da população por volta das 15h, pouco depois de diferentes regiões da cidade começarem a registrar chuva forte. Segundo o Sistema Alerta Rio, há risco de temporais acompanhados de raios e rajadas de vento até o feriado de São Sebastião, nesta terça-feira (20).
Onde já choveu
Entre 14h30 e 15h30, foram registrados volumes elevados de chuva em pontos da cidade. Segundo o Centro de Operações Rio (COR), o bairro de Irajá teve chuva muito forte, com acumulado de 16,8 milímetros em apenas uma hora. Já o Grande Méier registrou 8 milímetros, enquanto a Tijuca teve 7,6 milímetros no mesmo período.
Moradores relataram chuva em bairros como Cachambi, Lapa, Pechincha, Fundão, Méier, Ramos, Bonsucesso, Grajaú, Tijuca, Laranjeiras, Santa Teresa e no Aterro do Flamengo.
Pontos de alagamento
O temporal já provocou bolsões d’água em diferentes vias da cidade. Há registros de alagamentos na Estrada da Água Grande, na altura da Rua Custódia, em Vista Alegre; na Estrada do Colégio, próximo à Avenida Pastor Martin Luther King Jr, no bairro do Colégio; e na Rua 24 de Maio, na altura da Rua Cônego Tobias, no Méier.
Equipes da prefeitura monitoram as áreas mais afetadas, e a orientação é que motoristas evitem vias alagadas e redobrem a atenção.
Previsão e risco de temporais
Ainda pela manhã, o Alerta Rio havia emitido um aviso meteorológico prevendo chuva forte na cidade, com possibilidade de raios e rajadas de vento. O alerta é válido entre as 10h desta segunda-feira e as 12h de terça-feira, feriado municipal.
Segundo os meteorologistas, as condições são provocadas pela passagem de uma frente fria, associada à formação de um canal de umidade, que favorece a ocorrência de pancadas intensas e isoladas.
As temperaturas nesta segunda-feira variam entre 20°C e 34°C. Para esta terça-feira (20), a previsão indica máxima de 34°C e mínima de 22°C, mantendo o tempo instável ao longo do feriado.A Defesa Civil orienta que a população acompanhe os comunicados oficiais e, em caso de emergência, acione os canais de atendimento da prefeitura.






