O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera todas as simulações de primeiro e segundo turnos para a sucessão presidencial de 2026. Segundo pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quarta-feira (21/01), o petista venceria seus principais adversários, com chances de reeleição direta em cenários onde a oposição aparece mais fragmentada.
No levantamento de primeiro turno, Lula mantém vantagem contra nomes do campo bolsonarista. Em uma disputa direta com o senador Flávio Bolsonaro, o presidente registra 49% contra 35% do parlamentar. Já em um cenário com o governador Tarcísio de Freitas e Flávio juntos, Lula soma 48%, enquanto Flávio aparece com 28% e Tarcísio com 11%.
As simulações de segundo turno mostram uma disputa mais acirrada, mas ainda com vitória do atual presidente. Contra Jair Bolsonaro (que segue inelegível), Flávio Bolsonaro, Michelle Bolsonaro ou Tarcísio de Freitas, Lula alcança 49% das intenções de voto, enquanto os oponentes variam entre 45% e 46%, dependendo do nome testado.
A pesquisa também mediu a rejeição dos possíveis candidatos. O ex-presidente Jair Bolsonaro lidera o índice com 50%, seguido de perto por Lula, com 49,7%. Entre os nomes da oposição, Flávio Bolsonaro aparece com 47,4% de rejeição, enquanto o governador paulista Tarcísio de Freitas registra 41,1%.
O instituto ouviu 5.418 eleitores entre os dias 15 e 20 de janeiro, utilizando recrutamento digital aleatório. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos, e o levantamento está devidamente registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).






