Os ensaios técnicos das escolas de samba e os megablocos do pré-carnaval no Rio de Janeiro contarão com um esquema especial de transporte público, com reforço na operação do metrô, trens e barcas. A medida foi anunciada pela Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) em parceria com as concessionárias.
A ampliação inclui aumento de horários, viagens extras e redução de intervalos, com o objetivo de atender ao crescimento do número de passageiros e garantir mais conforto e segurança aos foliões. Os ensaios técnicos, realizados às sextas, sábados e domingos, podem reunir até 80 mil pessoas por noite no Sambódromo, com término previsto entre 2h e 4h.
Segundo a Setram, o planejamento também busca facilitar o deslocamento para os megablocos no Centro e na Zona Sul da cidade.
Metrô
Durante os ensaios técnicos, o metrô terá funcionamento estendido em datas específicas:
Sextas-feiras (23 e 30/01 e 6/02): das 5h até 4h
Sábados (24 e 31/01 e 7/02): das 5h até 2h30
Domingos (25/01 e 1º e 8/02): das 7h até 2h30
A transferência entre as linhas 1 e 2 também será ajustada:
Sextas: integração entre Central do Brasil e Botafogo
Sábados e domingos: integração entre Central do Brasil e General Osório
Trens
A SuperVia vai operar com 77 viagens extras durante os ensaios técnicos, distribuídas entre os ramais:
Santa Cruz: 25
Japeri: 25
Saracuruna: 25
Belford Roxo: 2
A Central do Brasil permanecerá aberta para embarque e desembarque após o fim dos ensaios.
Para os megablocos, estão previstas 128 viagens extras, especialmente em datas de maior público, como Chá da Alice, Bloco da Lexa, Será Que Abre?, Bloco da Favorita e Cordão do Boitatá. Nesses dias, os ramais Santa Cruz e Japeri terão intervalos reduzidos.
Barcas
As barcas terão reforço principalmente na linha Arariboia–Praça XV, com intervalos reduzidos para 20 ou 15 minutos nos horários de maior movimento, entre 7h e 10h e 12h e 15h, nos dias 24, 25 e 31 de janeiro e 1, 7 e 8 de fevereiro.
Na linha Paquetá, haverá esquema especial por causa do Bloco Pérola da Guanabara, em 7 de fevereiro, com oito viagens extras ao longo do dia, além de reforço para transporte de cargas.






