A Prefeitura do Rio iniciou nesta semana os testes de um ônibus 100% elétrico na linha 28 do serviço Conexão BRT, que liga os terminais Pingo D’Água e Terminal Curral Falso, na Zona Oeste. A experiência busca avaliar o desempenho do veículo em condições reais de operação e fornecer dados à Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) para orientar futuras contratações de ônibus menos poluentes, segundo o Executivo.
O modelo em teste pertence à empresa TEVX Motors Group (marca Higer), selecionada por meio de chamamento público realizado em setembro de 2025. Além de fornecer o veículo, a empresa é responsável pela instalação da infraestrutura de recarga e pela manutenção durante o período de avaliação, que terá duração de 30 dias.
O ônibus, do tipo “padron” e piso baixo, segue o padrão visual da Mobi-Rio e conta com faixas verdes nas laterais com marcações de “zero emissão de carbono” e “100% elétrico”.
Outro ônibus elétrico deve ser testado em breve
Nas próximas semanas, um segundo ônibus 100% elétrico, da marca Ankai e fornecido pela empresa SNH, será incorporado aos testes pelo mesmo período. O ciclo de experimentação com veículos elétricos segue até 30 de abril, quando outras empresas interessadas poderão participar das avaliações, ampliando a análise para a modernização da frota municipal.
Segundo a Secretaria de Transportes, os dados coletados durante os testes vão subsidiar decisões sobre autonomia, desempenho operacional, adaptação ao trajeto e custos de manutenção, servindo de base para a futura eletrificação da frota de ônibus da cidade.
Prefeitura quer usar ônibus elétricos no município futuramente
No ano passado, a secretária Maína Celidônio já havia falado — inclusive em audiência pública — sobre os planos de médio a longo prazo da pasta para a substituição dos modais tradicionais por veículos elétricos.
A Câmara do Rio chegou a aprovar um projeto, sancionado este ano, que autoriza a prefeitura a trocar os ônibus do BRT por Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT) ou Veículo Leve sobre Pneus (VLP) — um transporte público elétrico e articulado que funciona como um ônibus guiado — dando sinal verde para os futuros passos da gestão municipal.






