A Defesa Civil de Niterói interditou, nesta quinta-feira (22), a ponte de madeira que liga a Ilha do Caju à Ilha da Conceição, na Região Metropolitana, após constatar risco de colapso da estrutura. A passagem é utilizada diariamente por pedestres e motociclistas.
Apesar da interdição, moradores e motociclistas continuam atravessando a ponte, constatou o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) em visita técnica ao local, nesta quinta.
O bloqueio, feito com gelo baiano, não impediu a circulação irregular mesmo com partes do piso deterioradas e ferragens expostas.
A estrutura já apresentava sinais de desgaste havia pelo menos um ano. Na ocasião, a entidade já havia alertado para o risco de colapso.
Entre os problemas identificados estão trechos comprometidos do piso, ausência de condições adequadas de segurança e risco ampliado por estar sobre a Baía de Guanabara, em área portuária.
Com a interdição, o tráfego de veículos passou a ser desviado por uma área pertencente à Ecovias Ponte, concessionária responsável pela Ponte Rio-Niterói.
Em nota, a Prefeitura de Niterói informou que realizou reparos emergenciais na ponte no ano passado. Segundo o município, análises técnicas e sondagens permitiram a conclusão do Projeto Executivo para a recuperação da estrutura, que agora segue em processo de licitação. A previsão é que a obra tenha início em março de 2026.
A prefeitura ressaltou ainda que a ponte permanece interditada por determinação da Defesa Civil e que o bloqueio deve ser mantido até a execução da intervenção definitiva.






