O ensino de robótica em Maricá pode dar um salto significativo nos próximos anos. O prefeito Washington Quaquá revelou o desejo de levar robôs para todas as escolas públicas do município, com o objetivo de aproximar crianças da rede municipal de um universo cada vez mais presente no cotidiano e no mercado de trabalho.
A ideia surgiu durante uma viagem do prefeito pela Europa. Encantado com diferentes modelos de robôs que conheceu ao longo do percurso, Quaquá afirmou que pretende adaptar essas experiências à realidade local, apostando na tecnologia como ferramenta educacional e social.
“O futuro da sociedade é esse aqui. Uma sociedade justa, em que a gente possa produzir mais e dividir os frutos do trabalho. Agora, vou dizer pra vocês: esse povo que não gosta de trabalhar, vai ser substituído por esse aqui (robô)”, afirmou o prefeito, em declaração que rapidamente repercutiu nas redes sociais.
Segundo Quaquá, o projeto vai além do uso de máquinas em sala de aula. A proposta é apresentar às crianças um novo mundo de possibilidades, estimulando o interesse por ciência, tecnologia e inovação desde cedo.
“Vou levar esses robôs para as escolas de Maricá para ensinar nossas crianças do povo esse mundo novo da robótica”, declarou.
A ideia do prefeito é transformar o município em referência no uso de robótica como política educacional, integrando tecnologia, inclusão social e formação para o futuro.






