O Estado do Rio permanece em alerta nesta sexta-feira (23) por causa da chuva que atinge diferentes regiões desde a madrugada. De acordo com a Defesa Civil, ao menos 19 cidades seguem em estágio de atenção, com risco moderado para deslizamentos e cheias em rios por conta da continuidade da precipitação ao longo do dia.
Na capital, um imóvel desabou na comunidade da Rocinha, na Zona Sul, durante a tarde. A casa estava vazia no momento do desabamento e não houve feridos. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para vistoriar a área e avaliar possíveis riscos a construções vizinhas.
Persistência da chuva aumenta risco
O prefeito Eduardo Paes (PSD) publicou um vídeo durante a tarde diretamente do Centro de Operações e Resiliência (COR), ao lado da meteorologista-chefe do sistema Alerta Rio, Raquel Franco. Ela explicou que a intensidade pontual da chuva não é o maior problema, mas a duração.
“É uma chuva que fica moderada em alguns pontos por muito tempo, e ela é perigosa porque infiltra no solo, havendo chance de deslizamento e outros problemas”, explicou a especialista, alertando para o perigo em áreas de encosta e regiões com ocupação irregular.
“Não tivemos nenhum caos, nenhum caso grave, mas vamos todos ficar atentos”, disse Paes. O alcaide chegou a citar o caso do desabamento na Rocinha, afirmando tratar-se de uma situação controlada e disse que o caso é monitorado por equipes da prefeitura.
Municípios em alerta no estado
Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), os seguintes municípios estão em alerta moderado até o fim da tarde desta sexta-feira (23):
Risco moderado de cheias e elevação de rios:
- Carmo
- Sumidouro
- Sapucaia
- Teresópolis
- São José do Vale do Rio Preto
- Três Rios
- Comendador Levy Gasparian
- Areal
- Paraíba do Sul
- Petrópolis
- Rio das Flores
- Vassouras
- Paty do Alferes
- Valença
- Barra do Piraí
- Quatis
- Barra Mansa
- Volta Redonda
- Pinheiral
- Resende
- Porto Real
- Itatiaia
- Rio de Janeiro
Risco moderado de deslizamento de terra:
- Angra dos Reis
- Itaguaí
- Rio de Janeiro
- Nova Iguaçu
- Duque de Caxias
- Petrópolis
- Areal
- Teresópolis
- Cachoeiras de Macacu
- Nova Friburgo
- Duas Barras
- Carmo
- Cantagalo
- Macuco
- Cordeiro
- São Sebastião do Alto
- Itaocara
- Santa Maria Madalena
- Aperibé
Ocorrências pelo estado
Entre a madrugada e a tarde desta sexta-feira, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMERJ) foi acionado para mais de 20 ocorrências relacionadas às chuvas. Sete chamados envolveram deslizamentos, desabamentos ou ameaça de colapso estrutural, enquanto outros seis foram motivados por quedas de árvores em vias públicas ou sobre edificações. Não houve registro de vítimas.
Também foram atendidas ocorrências como colisões de veículos, choques elétricos, apoio com ambulância e ações preventivas em áreas consideradas sensíveis.
Previsão e orientação
A previsão para as próximas horas é de chuva fraca a moderada em todo o estado, o que mantém o risco de novos deslizamentos devido aos altos acumulados. Para o sábado (24), o tempo segue instável, com possibilidade de chuva ao longo do dia.
A Defesa Civil orienta que moradores evitem áreas de risco, acompanhem os alertas oficiais e acionem o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 em situações de emergência.






