Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Arraial do Cabo capacita profissionais da educação em primeiros socorros
Costa do Sol
Arraial do Cabo capacita profissionais da educação em primeiros socorros
Cidades do RJ entram na lista do Novo PAC para modernização do transporte
Geral
Cidades do RJ entram na lista do Novo PAC para modernização do transporte
Parque RJ São Gonçalo será inaugurado com programação do Sesc Verão 2026
São Gonçalo
Parque RJ São Gonçalo será inaugurado com programação do Sesc Verão 2026
TJRJ autoriza inclusão de concessionárias privadas em ações contra a Cedae
Estado
TJRJ autoriza inclusão de concessionárias privadas em ações contra a Cedae
Rio inicia testes para integrar ônibus da Baixada ao sistema BRT
Rio de Janeiro
Rio inicia testes para integrar ônibus da Baixada ao sistema BRT
Alerj inicia debate sobre eleição indireta para governador do Rio
Política
Alerj inicia debate sobre eleição indireta para governador do Rio
Belford Roxo anuncia instalação de 300 câmeras com inteligência artificial
Baixada Fluminense
Belford Roxo anuncia instalação de 300 câmeras com inteligência artificial

Monumento em homenagem a Martinho da Vila começa a ser instalado em Vila Isabel

Escultura de mais de 14 metros celebra o legado do sambista e integra ações de valorização da cultura carioca, com entrega prevista para 2026.

Siga-nos no

Reprodução

A Prefeitura do Rio iniciou, neste sábado (24), a instalação do monumento em homenagem ao cantor, compositor e escritor Martinho da Vila, um dos maiores nomes da música popular brasileira. A obra está sendo implantada na Praça Barão de Drummond, em Vila Isabel, na Zona Norte, bairro diretamente ligado à trajetória artística e pessoal do sambista.

O prefeito Eduardo Paes apresentou o projeto ao artista e entregou uma réplica em miniatura da estátua que vai compor o monumento. O encontro contou com a presença do secretário municipal de Conservação, Diego Vaz, e do carnavalesco Paulo Barros, idealizador do projeto.

“Quem me ensinou a amar o samba e a entender a alma do carioca foi o Martinho da Vila. Não tem poeta vivo neste país que chegue aos pés do talento dele”, afirmou o prefeito.

Recebido com uma apresentação da bateria da Unidos de Vila Isabel, Martinho se emocionou ao falar da homenagem.

“É a maior homenagem que posso receber na vida. Estou muito feliz, com o coração batendo forte. Estou ganhando flores em vida”, disse o artista.

Ao fim da apresentação do projeto, Martinho caminhou com o prefeito, familiares e integrantes da escola de samba pelo Boulevard 28 de setembro.

Este será o primeiro monumento de grandes proporções erguido na cidade em homenagem a uma personalidade desde o monumento a Zumbi dos Palmares, inaugurado no Centro do Rio em 1986.

A instalação integra o conjunto de ações da Prefeitura voltadas à valorização da memória, da cultura popular e de personalidades que contribuíram para a identidade cultural do Rio de Janeiro.

A homenagem a Martinho se une ao monumento de Noel Rosa, no início do Boulevard 28 de Setembro, ambos ligados pelo calçadão musical que cruza o bairro e passa também pela quadra da Unidos de Vila Isabel.

“É um marco histórico para a cidade. Esse monumento será um dos maiores da cidade do Rio de Janeiro e isso dá a dimensão do que o Martinho, o samba e a cultura popular representam para o Rio de Janeiro”, disse o secretário de Conservação Diego Vaz.

Em setembro de 2025, as equipes da Secretaria de Conservação realizaram as medições oficiais de Martinho da Vila em sua residência. A etapa marcou o início de uma nova fase do projeto, que culminará na entrega do monumento, prevista ainda para o primeiro semestre de 2026.

Sobre o projeto

O projeto foi idealizado pelo carnavalesco Paulo Barros, com inspiração na música “Canta, canta, minha gente”, lançada em 1974 e um dos maiores clássicos do artista.

A escultura será assinada pelo artista Mario Pitanguy, mesmo autor da estátua do ídolo Zico, em Quintino, e vai retratar Martinho da Vila sobre uma grande coroa, uma referência direta ao legado da escola de samba “Unidos de Vila Isabel”.

Com mais de 14 metros de altura, o monumento retrata Martinho em uma estátua de bronze sobre a coroa, cantando para uma plateia formada por silhuetas de pessoas reproduzidas em aço.

“Fiquei muito surpreso com o convite, estou lisonjeado porque é uma peça que vai durar a vida inteira, vai ficar marcada em Vila Isabel. Eu busquei a discografia dele e quando veio a inspiração de Canta, Canta Minha Gente, eu pensei que o Martinho tinha que estar ali convidando o povo para cantar”, explicou o carnavalesco.

O monumento tem dimensões semelhantes como a estátua de Dom Pedro I, na Praça Tiradentes; o chafariz do Mestre Valentim e a estátua de General Osório, ambos na Praça XV. As obras ocorrerão em duas frentes simultâneas: uma dedicada à confecção da escultura e outra à construção da estrutura da coroa.

Com a instalação do monumento, a Praça Barão de Drummond, em Vila Isabel, também passará por revitalização, reforçando o compromisso com a preservação dos espaços públicos e com a valorização da cultura carioca.