A Polícia Militar apreendeu 49 objetos cortantes durante o desfile do bloco Chá da Alice, no Centro do Rio, neste sábado (24), no primeiro dia do esquema especial de segurança montado para a temporada de megablocos do Carnaval 2026. Entre os objetos tinham facas, tesouras, estiletes e canivetes.
Ao todo, 1.410 policiais militares foram mobilizados para atuar no Circuito Preta Gil, com ações de patrulhamento, controle de acessos e monitoramento em tempo real, garantindo mais segurança aos milhares de foliões que participaram do evento.
“O Carnaval é uma festa de alegria e de paz. Por isso, o Governo do Estado investe em planejamento, tecnologia e presença policial para proteger a vida dos foliões. Nossas forças de segurança estão nas ruas para que todos possam aproveitar com tranquilidade”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Ao longo do circuito, que vai da Praça da Candelária até o Aterro do Flamengo, foram instaladas torres de observação, além do uso de helicópteros e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM), equipados com câmeras e software de reconhecimento facial.
As ações são coordenadas a partir de um carro-comando montado próximo ao prédio da Alerj, na Avenida Antônio Carlos.
O planejamento também conta com patrulhamento do Regimento de Polícia Montada (RPMont) em áreas estratégicas como Central do Brasil e Cinelândia, além do apoio do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM) e de uma Unidade de Controle de Distúrbios do Batalhão de Choque.
No domingo (25), durante o megabloco da cantora Lexa, no Aterro do Flamengo, o acesso ao público será feito exclusivamente por 23 pontos de revista, com uso de detectores de metais e abordagens preventivas para apreensão de objetos que possam colocar os foliões em risco.






