No dia 2 de fevereiro, às 10h30, Igreja de Nossa Senhora da Candelária, no Centro, será palco da Festa de Nossa Senhora da Candelária e de Nossa Senhora dos Navegantes. O evento, que acontece na segunda-feira, vai reunir fiéis e autoridades civis e religiosas em um dos mais importantes momentos do calendário católico do Rio de Janeiro.
Como destaques da programação estão a tradicional Procissão Luminosa das Velas, devoção mariana que simboliza a luz de Cristo e a fé do povo, e a Santa Missa solene, presidida pelo Pároco da Candelária, Monsenhor Hélio Pacheco Filho. As atividades serão encerradas com um ato devocional no altar dedicado à Nossa Senhora dos Navegantes dentro da Igreja.
Paralelamente à festividade acontece a abertura da exposição temporária “Luz que ilumina nossos passos e dissipa as trevas”, no dia 25 de janeiro, às 10h, antes da Missa de Posse da diretoria da Irmandade.
A mostra, que fica em cartaz na sacristia da Igreja da Candelária até 12 de fevereiro, reúne imagens do acervo e fotografias do Arquivo da instituição. A curadoria é de Márcia Valéria Teixeira Rosa e de Dijavan Mascarenhas.
A exposição tem como objetivo apresentar ao público as origens da devoção a Nossa Senhora da Candelária na cidade, além de destacar a atuação histórica da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária na manutenção e continuidade dessa tradição religiosa.
A Festa de Nossa Senhora da Candelária e de Nossa Senhora dos Navegantes é promovida pela Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária, pela Congregação Mariana dos Oficiais da Marinha Nossa Senhora dos Navegantes e São Miguel Arcanjo e pela Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta; instituições historicamente ligadas à preservação da fé, da cultura e do patrimônio religioso.
A celebração reafirma a importância histórica, cultural e espiritual da Igreja da Candelária junto à população do Rio de Janeiro, fortalecendo o vínculo entre devoção, memória e patrimônio.






