Ouça agora

Ao vivo

Reproduzir
Pausar
Sorry, no results.
Please try another keyword
Raphinha é desfalque confirmado contra o Japão e segue tratamento em Nova Jersey
Esportes
Raphinha é desfalque confirmado contra o Japão e segue tratamento em Nova Jersey
Morre Figueira Júnior, dublador de ‘Dragon Ball’ e ‘Futurama’, aos 60 anos
Famosos
Morre Figueira Júnior, dublador de ‘Dragon Ball’ e ‘Futurama’, aos 60 anos
Carlos Alberto Parreira tem piora no quadro de saúde e volta a respirar por aparelhos no Rio
Brasil
Carlos Alberto Parreira tem piora no quadro de saúde e volta a respirar por aparelhos no Rio
Quina de São João tem prêmio estimado em R$ 260 milhões
Brasil
Quina de São João tem prêmio estimado em R$ 260 milhões
Dono da Outsider Tours é preso novamente por estelionato
Estado
Dono da Outsider Tours é preso novamente por estelionato
Forte terremoto de magnitude 6,1 atinge o Afeganistão e assusta países vizinhos
Mundo
Forte terremoto de magnitude 6,1 atinge o Afeganistão e assusta países vizinhos
Criminosos queimam barricadas e bloqueiam a Avenida Ayrton Senna
Mais Quentes
Criminosos queimam barricadas e bloqueiam a Avenida Ayrton Senna
2804-prefni-banner-saedas-728x90
2804-prefni-banner-saedas-728x90
previous arrow
next arrow

Estado do Rio fortalece vigilância em saúde e amplia políticas para envelhecimento saudável

Acordo com a OPAS amplia resposta a emergências e integra o estado à rede global de cidades amigas das pessoas idosas

Siga-nos no

Reprodução
O governador Cláudio Castro assinou, nesta terça-feira (27/01), no Palácio Guanabara, o Terceiro Termo de Cooperação Técnica para o Desenvolvimento da Política Estadual de Vigilância em Saúde, consolidando mais um avanço estratégico do Governo do Estado na área da saúde. O acordo firmado com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) amplia a capacidade de resposta do Rio de Janeiro a emergências em saúde pública e fortalece ações estruturantes em todo o território fluminense.

– É um passo importante e estratégico para o estado. A assinatura do termo com a OPAS e a entrada do Rio na rede global de cidades amigas das pessoas idosas fortalecem a vigilância em saúde, ampliam a capacidade de resposta a emergências e se traduzem em mais cuidado e qualidade de vida para a população – comemorou o governador Cláudio Castro.

Na solenidade realizada no Salão Nobre do palácio, o secretário da Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes), Alexandre Isquierdo, formalizou a entrada do Estado do Rio na Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, iniciativa coordenada pela OPAS/OMS e executada, no âmbito estadual, pela própria Seijes.

Cooperação internacional amplia resposta do estado

O Termo de Cooperação Técnica nº 141, firmado entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) e a OPAS/OMS, tem como foco a implementação e o fortalecimento da Política Estadual de Vigilância em Saúde. O novo ajuste prevê, para 2026, um investimento de R$ 18,5 milhões, direcionado à ampliação da capacidade de prevenção, monitoramento e resposta a emergências em saúde pública.

As ações abrangem áreas estratégicas como o enfrentamento às arboviroses (dengue, zika e chikungunya), doenças negligenciadas, como a hanseníase, doenças imunopreveníveis, infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), vigilância de óbitos, doenças crônicas não transmissíveis e vigilância ambiental.
Segundo a secretária de Estado de Saúde, Claudia Melo, o acordo fortalece a qualificação dos profissionais, o uso de novas tecnologias, a melhoria da gestão e a integração das redes regionais de saúde.

Envelhecimento saudável com reconhecimento internacional

A adesão à Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas reconhece políticas públicas do Governo do Estado voltadas à população com 60 anos ou mais. Entre as iniciativas destacadas estão os programas 60+ Reabilita, os Centros de Referência em Atenção à Pessoa Idosa (Crapis), o Disque Idoso 165 e o QUALIdade, considerados boas práticas de cuidado e atenção.

Com a afiliação, o Rio de Janeiro passa a participar ativamente do processo de disseminação, apoio técnico e incentivo à certificação de municípios interessados em se tornarem reconhecidos internacionalmente como Cidades Amigas das Pessoas Idosas. A iniciativa fortalece a construção de políticas públicas voltadas ao envelhecimento ativo, saudável e com garantia de direitos.

Atualmente, a rede reúne mais de 1.700 membros em 57 países, reforçando o compromisso do Estado do Rio de Janeiro com o envelhecimento ativo, saudável e com qualidade de vida.