O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira (27/01) que fará uma viagem aos Estados Unidos no início de março para um encontro bilateral com o presidente americano, Donald Trump, na Casa Branca, em Washington. A confirmação foi dada durante sua chegada ao Panamá, onde participa como convidado especial do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe.
Segundo Lula, a visita tem o objetivo de fortalecer as relações entre Brasil e Estados Unidos, “as duas principais democracias do Ocidente”, e permitir um diálogo direto entre os dois líderes. O presidente afirmou que os chefes de Estado devem conversar “olhando um no olho do outro” para discutir os laços bilaterais e a normalização dos vínculos diplomáticos.
Na segunda-feira (26/01), Lula e Trump conversaram por telefone, tratando de temas como a situação na Venezuela, planos de paz para a Faixa de Gaza e o combate ao crime organizado, conforme nota oficial do Palácio do Planalto.
No Panamá, o presidente brasileiro também comentou sobre a crise na Venezuela, afirmando que deve retomar contato com a presidente interina Delcy Rodríguez para discutir a situação no país. Lula defendeu que soluções para os desafios venezuelanos devem ser encontradas pelo próprio povo venezuelano e ressaltou a importância de respeitar a soberania e os interesses democráticos da nação vizinha.
Ao longo dos últimos dias, Lula destacou que tem dialogado com diversos líderes internacionais em defesa do multilateralismo, mencionando conversas recentes com o presidente francês Emmanuel Macron, o chileno Gabriel Boric e o próprio Trump.






