O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou nesta quarta-feira (28/01) a convocação do ex-banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, para prestar depoimento à CPMI no dia 5 de fevereiro. A oitiva faz parte da estratégia do colegiado para aprofundar as investigações sobre descontos irregulares aplicados a benefícios previdenciários.
Além de Vorcaro, a comissão também convocou Luiz Félix Cardamone Neto, presidente do Banco BMG. Segundo Viana, a CPMI trabalha ainda para tentar reverter uma decisão judicial que garantiu ao empresário Maurício Camisotio, investigado no caso, o direito de não comparecer à comissão.
Em publicação nas redes sociais, o senador afirmou que a comissão seguirá buscando todos os instrumentos legais para assegurar a apuração dos fatos. “A CPMI seguirá adotando todas as medidas legais cabíveis para assegurar que ninguém se esconda atrás de decisões provisórias e que os fatos sejam plenamente esclarecidos diante do povo brasileiro”, escreveu.
A convocação de Vorcaro ocorre em um momento em que a CPMI busca retomar força política após um período de menor atividade. Como mostrou a Folha, o colegiado aposta em depoimentos de banqueiros para dar novo impulso às investigações, que voltam à agenda na próxima semana com o início do ano legislativo.
Na última reunião de 2025, realizada em 4 de dezembro, os parlamentares aprovaram a convocação de Daniel Vorcaro para depor. Na mesma sessão, foi autorizada a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático do ex-banqueiro, além de solicitado ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras a elaboração de um relatório detalhado sobre suas movimentações financeiras.






