Os trabalhos parlamentares da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) serão retomados na próxima terça-feira (03/02), no Palácio Tiradentes, após o recesso iniciado em dezembro. A convocação dos deputados foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (29/01) pelo presidente da Casa, Guilherme Delaroli (PL).
A sessão solene de abertura do ano legislativo está marcada para as 14h e contará com a apresentação do plano de governo do Poder Executivo para 2026. O retorno das atividades ocorre em meio a ajustes no comando do estado durante a ausência temporária do governador Cláudio Castro.
Com a manutenção de Ricardo Couto à frente do governo interinamente, Guilherme Delaroli permanecerá no comando da Assembleia Legislativa durante a retomada dos trabalhos. A deputada Tia Ju (Republicanos), que já havia sido acionada para assumir a presidência da Casa de forma temporária, não precisará mais ocupar o cargo neste momento.
Tia Ju já exerceu a presidência da Alerj em junho do ano passado, quando Rodrigo Bacellar assumiu interinamente o governo durante outra viagem internacional do governador. Desta vez, com a redefinição da sucessão, a Mesa Diretora seguirá sem alterações na abertura do ano legislativo.






