Chuva, ventos ciclónicos, neve e uma grande agitação marítima. Estes são os efeitos da passagem da tempestade Kristin, em Portugal, que está a deixar grande parte do país em alerta. Há registo de milhares de ocorrências desta a madrugada de hoje.
No total, já cinco pessoas perderam a vida, na sequência da tempestade. Quatro destas mortes ocorreram no distrito de Leiria e outra em Vila Franca de Xira. A zona de Leiria e Coimbra são das mais fustigadas, até porque a tempestade entrou precisamente em território nacional por esta zona do país.
Domingos Urbano Antunes, comandante distrital de Leiria da Polícia de Segurança Pública, pede à população para manter a calma e para não sair de casa, nos distritos de Leiria e Coimbra.
“Mantenham a calma, fiquem em casa e não circulem na via pública”, alertou o responsável, para que o trabalho das equipas de socorro seja possível.
O mau tempo está a provocar muitos constrangimentos e já deixou milhares de pessoas sem eletricidade, especialmente nos distritos de Coimbra e Leiria. Até ao meio-dia, os dados apontavam para 573 mil casas sem energia elétrica, segundo a E-Redes. Há também várias escolas fechadas.
Para além disso, a zona costeira portuguesa está em alerta vermelho devido à agitação marítima. Quanto ao vento, foi registada uma rajada na ordem dos 176 km/hora, na Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria.
Os avisos vão continuar até ao final da noite de hoje. A passagem da tempestade está a provocar uma grande apreensão um pouco por todo o país e a Protecção Civil está em estado de prontidão máxima.
Recorde-se que nos últimos dias, o país já foi afectado por duas outras tempestades denominadas Ingrid e Joseph.






