O Estado do Rio poderá ter novos temporais deixando imóveis vulneráveis sob risco de desabamento pelo menos até sábado. A previsão é da Climatempo. Apesar das chances de chuva, os próximos dias serão abafados. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, chamando a atenção para as chances de tempestades em toda a região fluminense nesta terça-feira.
“Teremos uma semana bem instável na cidade do Rio de Janeiro e no estado como um todo. Isso porque o Rio está na rota da Zona de Convergência do Atlântico Sul (um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas) que se formou no domingo. O sistema vai trazer muita instabilidade, uma chuva frequente e pancadas intensas ao longo da semana, com grande volume acumulado. Isso pode provocar alagamentos, deslizamentos de terra, raios e ventos fortes que podem derrubar galhos de árvores. Então, os dias serão de bastante chuva até sábado”, analisa Cesar Soares, meteorologista da Climatempo.
De acordo com o especialista, a condição será favorecida pela combinação de umidade e calor nessa época do ano. “O que desenvolve grandes núcleos de chuva é a presença de calor e umidade na atmosfera, por um fenômeno que a gente chama de convecção. A atmosfera aquece de baixo para cima. Nesse processo, o ar mais quente que está na superfície sobe e vai condensando conforme vai chegando em camadas mais frias da atmosfera, dando origem a nuvens carregadas, que chamamos de Cumulonimbus. No domingo, o Rio de Janeiro chegou a temperaturas de quase 40 graus. Isso associado à presença da umidade que estava vindo da Amazônia, por meio da Zona de Convergência do Atlântico Sul, acabou favorecendo a formação de grandes nuvens de temporal”, detalhou Soares.
O Sistema Alerta Rio, da prefeitura da capital, informa que a máxima e mínima previstas para esta terça são de 33 graus e 20 graus, respectivamente.






