Cerca de 500 mil veículos emplacados no Estado do Rio de Janeiro já estão com o licenciamento anual de 2026 em dia. De acordo com o Detran RJ, outros 115 mil veículos também estão aptos a emitir o documento, cujo processo é realizado de forma totalmente digital.
Para obter o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico (CRLV-e) de 2026, que comprova a regularidade do automóvel no ano corrente, é necessário quitar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), referente ao licenciamento anual, disponível no site do Bradesco. Além disso, o proprietário deve estar em dia com o IPVA e com eventuais multas vencidas.
Motoristas que optaram pelo parcelamento do IPVA só podem emitir o CRLV-e após o pagamento da terceira parcela, mesmo que a GRT já esteja quitada. O imposto é pago por meio do Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (DARJ), emitido no site da Secretaria estadual de Fazenda.
O licenciamento anual é obrigatório para todos os veículos registrados no estado. O cronograma segue o final da placa: veículos com placas terminadas em 0, 1 e 2 têm prazo até 31 de maio; finais 3, 4 e 5 até 30 de junho; e finais 6, 7, 8 e 9 até 31 de julho de 2026. Até essas datas, o CRLV de 2025 permanece válido.
Após a quitação de todos os débitos, o documento pode ser acessado pelo aplicativo CNH do Brasil, pelo Posto Digital do Detran RJ ou pelo portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Também é possível imprimir o CRLV-e em papel A4 em postos de vistoria do Detran.






