A Light apresentou um plano especial de operação para o Carnaval 2026, período que reúne grande concentração de público e eventos de rua em todo o estado do Rio. A ação mobiliza equipes nos 31 municípios atendidos pela concessionária, incluindo a capital fluminense.
Nos principais polos da folia, como o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Centro do Rio, e a Estrada Intendente Magalhães, na Zona Oeste, a empresa reforçou a operação da rede elétrica para garantir a continuidade do fornecimento de energia durante os desfiles e o funcionamento de serviços essenciais. O plano prevê ainda o aumento do efetivo, com foco em maior agilidade no atendimento a possíveis ocorrências.
Segundo o superintendente de Operações Integradas da Light, João Paulo Parreira, o esquema foi estruturado para assegurar energia elétrica segura e confiável em meio à dimensão do Carnaval. A concessionária contará com equipes reforçadas em campo, monitoramento 24 horas a partir do Centro de Operação Integrado e atuação direcionada para regiões com maior fluxo de pessoas.
Inspeções na rede elétrica
Como parte dos preparativos, iniciados em outubro do ano passado, a Light realizou inspeções em mais de 21 quilômetros da rede elétrica em áreas tradicionalmente ocupadas por foliões. Nesse período, foram executados mais de 390 serviços de manutenção na rede de distribuição e realizadas 577 podas de galhos de árvores próximos à fiação, com o objetivo de reduzir riscos e ampliar a segurança elétrica.
Além disso, equipes atuaram em pontos estratégicos da cidade do Rio, como os bairros Santo Cristo, Centro, Lapa e Santa Teresa. Ao todo, foram mapeados 30 pontos de exposição elétrica no circuito do Carnaval, incluindo o Sambódromo, com ações que envolveram manutenção de medidores, correção de caixas soltas e eliminação de situações de risco para a população.






