O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) prendeu quatro pessoas nesta quarta-feira (11) durante uma operação contra um bingo clandestino que funcionava no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da capital. O estabelecimento, chamado Espaço Classe A Recreio, é apontado como ligado aos bicheiros Rogério de Andrade e Gustavo de Andrade.
Segundo o MPRJ, seis pessoas foram denunciadas por organização criminosa, e quatro delas foram alvo de mandados de prisão preventiva. As investigações indicam que Ana Paula Alexandre Novello e Francesco Novello Neto atuavam como administradores do local. Já Thiago Perdomo Magalhães, conhecido como “Batata”, e Marconi da Silva Borba exerciam as funções de gerente e supervisor.
De acordo com a denúncia, o bingo movimentava grande volume de dinheiro diariamente e gerava prejuízos financeiros aos frequentadores. As prisões foram realizadas nos bairros do Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca e Taquara.
Outros dois investigados, Ruy Orlando Rocha Monteiro e Roberto Nogueira Figueiredo, também foram denunciados. Eles são suspeitos de captar clientes e auxiliar na operação das máquinas de jogo.
A investigação foi conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e é um desdobramento da Operação Calígula, iniciada em 2022, que mira a organização criminosa atribuída aos contraventores Rogério e Gustavo de Andrade.
Rogério de Andrade está preso desde novembro de 2024, em um presídio federal em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, acusado de comandar uma quadrilha do jogo do bicho e de envolvimento na morte do rival Fernando Iggnácio.






